Fale Conosco

5 de dezembro de 2012

Vanildo Brito é empossado pelo Conselho Superior da Defensoria Pública



Uma solenidade simples, em sessão extraordinária do Conselho Superior, marcou a posse de Vanildo Oliveira Brito no cargo de defensor público geral do Estado da Defensoria Pública da Paraíba. Ele vai exercer mandato de dois anos (2012/2014). A posse aconteceu no auditório do Procon-PB, no Centro de João Pessoa.

Participaram da solenidade, os membros do Conselho Superior da DPE, funcionários da Defensoria, representantes da Associação dos Defensores, familiares do empossado, além do procurador geral do Estado Gilberto Carneiro; a secretária de Estado da Administração, Livânia Farias, e a secretária de Estado das Finanças, Aracilba Rocha. Para os defensores públicos da Paraíba, a posse de Vanildo Brito é um marco na história da instituição que, pela primeira vez, elegeu seu representante, em pleito realizado no último dia 30.

“Isso só foi possível graças a Lei Complementar 104 sancionada em maio deste ano pelo governador Ricardo Coutinho, que concede autonomia administrativa e financeira a Defensoria Pública e que era uma luta antiga de todos os defensores”, disse Vanildo.

Durante a solenidade, muitos colegas do defensor geral e, principalmente, conselheiros falaram do novo momento que a Defensoria experimenta. O corregedor geral Élson Pessoa de Carvalho disse que o governador foi sábio em escolher o mais votado da lista tríplice, porque essa decisão atende aos anseios de todos os defensores.

A representante da Associação dos Defensores Públicos, Madalena Abrantes, ressaltou a conquista da categoria e enfatizou que “todos esperam que na gestão de Vanildo, a Defensoria seja cada vez mais valorizada por ser uma instituição necessária à sociedade. É preciso avançar mais e a Associação vai apoiar o defensor geral nessa tarefa”, disse

Ainda durante a posse, a ouvidora geral do Estado, Tânia Brito, irmã do defensor geral, falou da luta dele para melhorar as condições de trabalho dos defensores. “Vanildo é um exemplo de bom filho, bom marido, bom pai e bom administrador. Ele está no cargo para fazer um excelente trabalho, porque  foi eleito para dar continuidade ao que já vinha fazendo e melhorar cada vez mais”.

O defensor geral agradeceu a todos que compareceram e confirmou que vai dar continuidade às ações que vinha desenvolvendo, principalmente de capacitação dos defensores, de melhorias na estrutura  e todos os pleitos da categoria virão como consequência desse trabalho. “Quero uma Defensoria cada vez mais forte e unida, consciente de suas responsabilidades sociais, com condições de melhorar substancialmente o desempenho do exercício da cidadania e que garanta a valorização dos que dela fazem parte. Vamos fortalecer a Defensoria Pública com objetivo de democratizar o acesso à Justiça”, reforçou Vanildo Brito.