Fale Conosco

18 de julho de 2013

Vale dos Dinossauros recebe mais de 10 mil visitantes em 60 dias



ricardo entrega reforma em SOUSA do VALE DOS DINOSAUROS foto jose marques 32 270x202 - Vale dos Dinossauros recebe mais de 10 mil visitantes em 60 diasReaberto no dia 24 de maio, após um ano fechado para a execução de obras de revitalização, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros já celebra a marca de 10 mil visitantes em menos de dois meses de funcionamento. Sob a coordenação da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Vale recebeu R$ 1,2 milhão através de parceria do Governo do Estado com a Petrobras. O dinheiro foi investido em melhoria da infraestrutura e aquisição de equipamentos para o museu instalado no local.

Em sua primeira semana de funcionamento após a reforma, o Vale dos Dinossauros registrou a visita de cerca de 2.300 pessoas. Já no decorrer do mês de junho, mais de 5.600 pessoas visitaram a Unidade de Conservação, localizada há pouco mais de 7 km do centro do município de Sousa, no Alto Sertão do Estado. No decorrer desta semana, o Monumento Natural ultrapassou o número de 10.600 visitantes no total acumulado desde a reabertura.

ricardo entrega reforma em SOUSA do VALE DOS DINOSAUROS foto jose marques 1 270x202 - Vale dos Dinossauros recebe mais de 10 mil visitantes em 60 diasRevitalização – As obras incluíram a reforma do museu, climatização do local, reestruturação do espaço de exposições, auditório, escritórios e banheiros, urbanização da área externa, com delimitação das vagas de estacionamento para carros, motos, ônibus e vans, além do calçamento das trilhas e reforma das passarelas e mirantes, sempre respeitando as normas de acessibilidade. Todos os espaços do Vale também receberam placas indicativas para guiar o visitante durante o passeio.

Capacitação – Com a reabertura do Vale, a população terá acesso a cursos de capacitação para atuar em parceria com a Unidade de Conservação. As oficinas estão sendo formatadas e serão voltadas para fortalecimento do artesanato local, qualificação do serviço de monitoria das atividades de visitação e para a promoção de oportunidades de trabalho por meio de prestação de serviços no Monumento.

Registro histórico –Funcionando de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, o Monumento Natural Vale dos Dinossauros é um dos principais sítios paleontológicos do país e atrai a atenção de pesquisadores e turistas de todo o mundo pela grande quantidade de icnofósseis (pegadas) presentes nos 40 hectares da Unidade de Conservação. Com registro de quatro diferentes espécies, o monumento preserva os vestígios dos animais que habitaram a bacia sedimentar de Sousa há cerca de 165 milhões de anos.