Fale Conosco

9 de junho de 2009

Vacinação da Aftosa em Gurinhém supera expectativas



Com um total de 17.271 animais vacinados na primeira fase da Campanha de Vacinação de Febre Aftosa promovida pelo Governo do Estado, o município de Gurinhém, região administrativa de Itabaiana, superou todas as campanhas realizadas a partir de 2006. No ano passado o índice de imunização foi de 13.180 cabeças.

O sucesso da campanha, conforme o chefe da Unidade Operativa local, extensionista Geogles da Rocha, é resultado do amplo trabalho de conscientização dos criadores por parte da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB).  As ações de divulgação envolveram reuniões, distribuição de folderes, envio de carta, anúncio em rádio, carro de som, entre outras.

Segundo o coordenador regional da Emater de Itabaiana, Antônio Jocemar, o rebanho bovino de Gurinhém, superior a 20 mil cabeças de gado, é o maior da região.  Ele atribui o êxito do programa municipal de combate à aftosa às parcerias com a prefeitura e o sindicato dos trabalhadores rurais e o empenho dos técnicos da empresa na divulgação do evento.

Serra Branca

A primeira fase da Campanha de Aftosa na região administrativa de Serra Branca, no Cariri Sertão paraibano, também alcançou excelentes resultados. Nos 21 municípios de sua jurisdição foram vacinados 75.048 mil animais, registrando um aumento de 89.82% em relação ao ano passado, que imunizou 48.00 cabeças de gado.

O rebanho bovino da região, segundo a coordenadora da Emater, Karina Queiroz, é de 83.553 animais. Ela atribui também o sucesso da campanha ao trabalho de divulgação realizado pelos extensionistas da região.

Da Assessoria de Comunicação da Emater-PB