João Pessoa
Feed de Notícias

Vacinação contra gripe continua em postos da Paraíba

sexta-feira, 13 de maio de 2011 - 15:57 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe do Ministério da Saúde, que termina nesta sexta-feira (13) em todo o Brasil, será prorrogada na Paraíba até o dia 10 de junho. Até o final da manhã desta sexta-feira, no Estado, tinham sido imunizadas 358.659 pessoas, o que significa 60% das cerca de 620 mil estimadas pelo Ministério da Saúde. Devem ser vacinados idosos, crianças de seis meses até dois anos de idade, população indígena e trabalhadores da saúde.

“A Paraíba, assim como a maioria dos estados, teve dificuldade de cumprir a meta do Ministério, que era alcançar os 80% do grupo prioritário. Devido as chuvas a campanha foi prejudicada e o Ministério recomendou que a vacinação continuasse nos postos até o dia 10 de junho”, explicou a coordenadora de imunização da SES, Missânia Moreira.

Ela acredita que até o dia 10 de junho a Paraíba consiga cumprir a meta estabelecida pelo MS. “O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) que registra a vacinação em todo o Brasil vai ficar aberto para que os municípios possam informar os dados. Com isso, deveremos cumprir a meta”, enfatizou.

Uma das dificuldades encontradas para o cumprimento da meta diz respeito à grande dificuldade de locomoção das equipes, principalmente para áreas rurais, e isso se agravou em decorrência do aumento das chuvas registradas em algumas regiões. Além disso, alguns municípios não dispõem de equipamentos de informática para abastecer o SI-PNI do Ministério da Saúde.

Até o final da manhã, segundo o SI-PNI, das 620 mil pessoas que formam o grupo prioritário na Paraíba, os trabalhadores da saúde chegaram a 90% da meta do MS, as crianças a 60% do estimado; os indígenas 58%; os idosos com 56% e as gestantes fecham o grupo com 40% de cobertura.