João Pessoa
Feed de Notícias

Utilizando bafômetros descartáveis, os agentes de trânsito fizeram valer a ‘lei seca’

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - 15:48 - Fotos: 

Duas barreiras foram montadas na quarta-feira (10) pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) na saída do bloco Muriçocas do Miramar. Os locais escolhidos foram a Avenida Beira Rio (próximo à Granja Santana) e Avenida Ruy Carneiro (em frente ao Espaço Gospel).

O órgão colocou 43 agentes de trânsito nas ruas e policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) reforçaram a equipe. Utilizando bafômetros descartáveis para garantir o cumprimento da ‘lei seca’, eles também verificaram a documentação dos veículos e condutores. Durante o desfile do maior bloco de arrasto da Capital, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito realizou panfletagem e conversou com os foliões sobre os risco da mistura álcool e direção.

Na operação, 89 motoristas foram multados e sete deles presos por embriaguez. Confira outros números da operação: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida – 9; condutores alcoolizados – 10; licenciamento do veículo vencido – 9; motorista sem documentos do veículo – 36; entregar veículo para pessoa não habilitada – 7 e condutor sem CNH – 8.

Táxis mais barato – A campanha educativa de trânsito lançada pelo Governo de Estado na última terça-feira (9) através do Detran será uma das mais amplas já realizadas na Paraíba. As ações incluem intervenções diárias nas principais cidades da Paraíba através de:

Turma do Sinal – uma trupe bem-humorada que irá orientar motoristas, motociclistas e pedestres;

Cardápio Táxi – ação em parceria com empresas de táxi, além de bares e restaurantes, estabelecimentos nos quais será distribuído um cardápio com diversas opções de modelos de carros e companhias de táxi, possibilitando ao cliente a escolha do veículo ideal para levá-lo em casa;

Balada do Bem – na qual um grupo de jovens irá percorrer pontos de encontro da juventude, abordando os freqüentadores para conscientizá-los sobre educação no trânsito;

Motociclista da Paz – blitze nas quais serão distribuídos folders e adesivos reflexivos para capacetes, sendo feito um trabalho de conscientização junto às empresas que contratam os serviços de motoboys;

Selo ‘Transportando Vidas’ – projeto que será desenvolvido em parceria com sindicatos, cooperativas e empresas de transporte, através da criação de um selo a ser oferecido às empresas do setor que realizem ações relevantes para segurança e educação no trânsito. O Detran vai credenciar bares e táxis que queiram aderir à campanha.

A Turma do Sinal já está nas ruas abordando os motoristas com mensagens bem humoradas de segurança no trânsito. A idéia é ocupar os principais cruzamentos e conversar com motoristas, motociclistas e pedestres sobre a necessidade de um melhor comportamento no trânsito.

As ações da trupe serão acompanhadas pela equipe da Divisão de Educação para o Trânsito do Detran, que fará panfletagem. Nesta sexta-feira (12), a turma estará nos semáforos do Tambaú Flat (final da Avenida Epitácio Pessoa) e Avenida Beira Rio (no ‘posto de Afrânio’), das 11h às 14h.

Da Assessoria de Imprensa do Detran-PB