João Pessoa
Feed de Notícias

Usuários debatem melhorias para o SUS na 8ª Conferência Estadual de Saúde

quarta-feira, 16 de setembro de 2015 - 18:22 - Fotos:  Ricardo Puppe

Usuários do SUS, que estão participando como delegados, eleitos nas conferências municipais, defenderam propostas de melhorias do Sistema Único de Saúde, durante as mesas redondas e grupos de trabalho, nesta quarta-feira (16), durante o segundo dia da 8ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece no Espaço Cultural, em João Pessoa, até esta quinta-feira (17).

A publicitária Carolina Vieira é uma das delegadas da Conferência, militante do segmento de pessoas com deficiência e é conselheira de saúde. Para ela, “a Conferência é um espaço democrático de protagonização e lutas para os nossos direitos e enfrentamento das dificuldades de inclusão e das barreiras aos acessos, pois falta conhecimento das principais necessidades de pessoas com deficiências. É também um espaço para implementação de políticas públicas e para se construir propostas”.

Euzelma Belarmino, representante dos usuários de Guarabira, por meio da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, é de opinião que um dos principais pontos a serem levantados é a melhoria dos serviços para a saúde da mulher com deficiência. “Nossa luta é para que a saúde da mulher com deficiência melhore efetivamente, especialmente no que se refere ao uso e disponibilização de órteses e próteses”, falou.

Durante a mesa redonda “Financiamento, Gestão e Modelos de Atenção do SUS e a Relação Público Privado”, o representante do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Funcia, argumentou que o Brasil tem que aprimorar a gestão e encontrar novas fontes de recursos para o SUS. Na ocasião, integrantes do Fórum Paraibano em Defesa do SUS apresentaram cartazes com frases em defesa do Sistema.

“Com o tema ‘Sem essa de SUS possível! Queremos o SUS como deve ser!’, estamos externando nossa opinião sobre o respeito que deve haver em relação aos princípios e diretrizes do SUS, conforme a sua criação. A gente espera que a participação popular seja efetiva e que as propostas aprovadas aqui possam ser concretizadas,” disse a nutricionista Luciana Maria, integrante do Fórum.

Programação – De acordo com a programação, nesta quinta-feira (17), das 8h às 10h, haverá a continuação dos grupos de trabalho e das 10h às 12h, serão escolhidos os delegados. À tarde, das 14h às 19h, será realizada a plenária final, com apreciação e aprovação do relatório e às 20h, está previsto o encerramento.