Fale Conosco

4 de setembro de 2012

Usuários da Funad participam de desfile cívico



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência foi às ruas do Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa, com mais de mil usuários, para comemorar a Semana da Pátria. A instituição abre anualmente, o desfile oficial do Dia Sete de Setembro,  com a participação de 150 usuários. Para que todos sejam incluídos, a Funad realiza, três dias antes, o desfile com representantes de todas as coordenações.

A solenidade começou, às sete e meia da manhã, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraíba e da Funad e a execução do Hino Nacional. Os usuários foram acompanhados durante todo o percurso por funcionários da Funad. O desfile foi preparado durante dois meses, sob a coordenação do Núcleo de Educação Física e Desportos.

Os participantes são orientados sobre a importância de ir às ruas, tanto no que se refere à comemoração pela Semana da Pátria, como também no processo de inclusão. Para o usuário Wellington de Oliveira, o momento significa muito mais que um desfile. Wellington, que hoje é funcionário da instituição, lembra que este é um momento de alegria para o país e principalmente para ele, enquanto cidadão, que lutou e superou limites. “Estou muito feliz! Me sinto importante e valorizado quando as pessoas aplaudem”, conta.

Para a presidente da Funad, Simone Jordão, além da participação no desfile oficial, a Funad possibilita a inclusão dos demais usuários, que exercem a cidadania e são incluídos na programação de uma festa tão significativa para o Brasil. “Nós nos esforçamos para que a palavra inclusão seja de fato aplicada. Este desfile envolve todo o corpo da instituição, as famílias e mostra que as limitações não podem ser entraves para uma vida com dignidade”.