João Pessoa
Feed de Notícias

Usuários da Funad participam de desfile cívico pelo Dia da Independência

quinta-feira, 5 de setembro de 2013 - 11:49 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Os usuários da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) participaram, nesta quinta-feira (5), do desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. A exemplo dos anos anteriores, a instituição organiza o primeiro desfile dois dias antes do oficial, quando a organização do evento estabelece o número de participantes. Para que todos sejam incluídos no momento cívico, todas as pessoas atendidas pela fundação são convidadas a participar.

O evento começou às 9h, com hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e da Funad. Em seguida, as nove coordenações acompanharam seus usuários pelas principais ruas do Conjunto Pedro Gondim, onde fica a sede da Funad. Este ano, o tema escolhido foi “O Nordeste e suas diversidades culturais”.

Acompanhados de reabilitadores e funcionários da Funad, os usuários desfilaram ao som da banda marcial da instituição. Moradores do bairro, integrantes de escolas e instituições próximas prestigiaram o desfile. “Adoro esse desfile. Me sinto importante e feliz porque sou valorizada pela Funad”, disse a usuária Keila Barbosa.

Segundo a presidente da fundação, Simone Jordão, o desfile é mais uma forma de trabalhar a representatividade e o significado do 7 de setembro. “Não apenas resgatando a cultura nordestina, que é o tema deste ano, mas principalmente por dar visibilidade aos usuários, que têm as vidas transformadas aqui na Funad, com reabilitação e inclusão”.

No próximo sábado, dia 7 de setembro, os usuários voltam a desfilar, porém, desta vez com apenas 150 participantes. Eles serão acompanhados por duas bandas marciais: a da Funad e a da Escola Municipal Índio Piragibe. A Funad vai abrir o desfile das instituições, logo após a passagem das Forças Armadas.