João Pessoa
Feed de Notícias

Usuários da Funad participam de capacitação e conquistam mercado

quarta-feira, 4 de julho de 2012 - 11:30 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

Fazer um curso de depilação e conseguir montar o próprio estúdio. O que poderia ser visto como algo banal tem um significado especial na vida de Clecione de Brito, 28 anos, moradora de Cuité de Carnaúba. Ela tem deficiência mental leve. Há nove anos, é usuária da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), onde aperfeiçoa os conhecimentos no curso de Depilação.

O curso é apenas um dos oferecidos pela Coordenação de Treinamento, Produção e Apoio Profissional (Corpu) da Funad. De março até hoje, 60 usuários passaram por cursos de Costura, Computação, Artesanato, Depilação, Manicure e Cabeleireiro. Todos foram inseridos no mercado de trabalho.

Oportunidades - Clecione segue em frente com os planos e destaca a importância da Funad para o crescimento profissional. Na Fundação, ela passa por reabilitação e já participou de várias atividades. Com a criação do estúdio, ela pretende ampliar os serviços e vai fazer novos cursos na Corpu. “Minha vida foi transformada e, desde que entrei na Funad, um novo rumo norteou meus caminhos. Hoje sou uma nova mulher, tenho habilidades, ganho meu dinheiro e ajudo minha família. E o mais importante: sou capaz e produtiva, como jamais imaginei que seria”, destaca Clecione.

Para a coordenadora da Corpu, Cynthia Menezes, o trabalho de capacitação é importante porque proporciona a autonomia do usuário, sobretudo a financeira. “A intenção da Funad é ampliar o leque de cursos. No segundo semestre, vamos implantar novas capacitações, de acordo com a demanda do mercado”, planeja.

Atualmente, 12 usuários fazem o curso de Agente Administrativo. O curso vai até setembro e estão sendo ministradas sete disciplinas. Muitas empresas já estão aguardando a conclusão para que os alunos sejam contratados.