Fale Conosco

16 de agosto de 2012

Usuários da Funad encenam espetáculo teatral nesta sexta-feira



Usuários da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência (Funad), através do Núcleo de Vivência e Artes (NVA), vão apresentar o espetáculo Saltimbancando nesta sexta-feira (17), às 16h, no Teatro do Sesi, em João Pessoa. A peça vai contar com 25 usuários que compõem a Oficina de Teatro da Funad. São pessoas com deficiência intelectual, física, auditiva e visual, além de convidados, que vão integrar o trabalho. A direção é de Luiza Barsi e Helena Madruga.

O espetáculo é dividido em três partes. Na abertura, artistas circenses e convidados se apresentarão no trapézio e lira. O segundo momento se constitui no enredo propriamente dito, que surge na medida em que dois personagens mágicos resolvem, depois de assistir a abertura circense, ir em busca de artistas para criar um espetáculo e cair na estrada. Ao mesmo tempo, como terceiro momento, em um lugar distante dali, existe uma fazenda, dirigida por um velho barão, carrasco e intransigente.

A ideia do NVA na escolha do tema partiu da necessidade de trabalhar, ao mesmo tempo, as técnicas teatrais, oferecendo aos usuários a possibilidade de participarem de um espetáculo que une teatro e circo. A trilha sonora é feita a partir da obra do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda.

O grupo da oficina de Teatro da Funad/NVA é formado por 18 usuários. “Antes de referendar esta etapa especificamente da metodologia, é importante ressaltar que o trabalho é embasado no conhecimento teórico e discussões sobre o tema e tudo o que envolve o teatro, informações sobre suas diversas técnicas e estilos e a prática. Essas abordagens são feitas com todo o grupo, independente do nível de conhecimento. Cada aluno capta no seu tempo e na sua condição o que lhe é ensinado”, explica a diretora Luiza Barsi.