Fale Conosco

30 de março de 2016

Uso racional de água garante produção de hortaliças no Sertão



30 03 16 uso racional agua garante produtos horta liaspor 1 270x192 - Uso racional de água garante produção de hortaliças no SertãoO uso racional da água proveniente de poços amazonas para a irrigação permite aos agricultores familiares paraibanos o cultivo de diversas culturas. Um exemplo é o agricultor Joceli Pereira da Silva, na comunidade Rural do Jacú, em Cajazeirinhas, no Sertão, que irriga hortaliças com o sistema de micro aspersão. Com assessoramento técnico da Emater, também se transformou em fornecedor para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

30 03 16 uso racional agua garante produtos horta liaspor 3 270x192 - Uso racional de água garante produção de hortaliças no SertãoOutra iniciativa que torna o agricultor Joceli Pereira destaque no município é o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos. Para obter uma boa produção ele segue todas as orientações técnicas. Também utiliza a pequena reserva hídrica de poço artesiano existente na propriedade, garantindo a continuidade da produção agrícola em período de prolongadas estiagens.

30 03 16 uso racional agua garante produtos horta liaspor 2 270x192 - Uso racional de água garante produção de hortaliças no SertãoPara melhor produção das hortaliças, o agricultor utiliza tela de sombreamento e, recentemente, foi beneficiado com um kit de energia solar e irrigação localizada. Todo o trabalho de assessoramento é realizado pelo técnico Zildo Vicente, com acompanhamento do coordenador regional da Emater em Pombal, Leonar de Souza.

Outros benefícios que o agricultor tem acesso é a tarifa verde do Governo do Estado, por meio da qual pode usar energia em período específico com taxa reduzida. Ele também já acessou o crédito rural através do Pronaf, cujo projeto foi elaborado pela Emater local. Também faz a emissão de nota fiscal eletrônica na venda para os programas de compras governamentais.