João Pessoa
Feed de Notícias

Uso da revista na formação de jovens críticos será discutido em evento

quarta-feira, 24 de março de 2010 - 09:51 - Fotos: 
A abertura do evento acontecerá no dia 14, às 20h, nas dependências do Departamento de Comunicação (DECOM), na Rua Pedro I, Bairro São José, em Campina Grande, com a palestra “O texto visual na revista: uma leitura crítica do que é ‘dito’ e do que é sugerido”, da professora do Departamento de Letras e Artes da UEPB e da rede pública de ensino, Ana Cláudia Soares Pinto.

No dia 15, as atividades também acontecerão no DECOM, a partir das 8h30. Na ocasião, ocorrerão as seguintes palestras: “Revista: suporte linguístico significativo para a argumentação”, da professora da Unipê/Furne e do Conteúdo Concursos, Fabyana Muniz; “A geografia regional em revista”, proferida pelo professor Eduardo Ernesto do Rêgo e “Múltiplas faces e fases da revista no Brasil”, do professor da UEPB, Carlos de Azevêdo Filho.
 
Para a professora Fátima Luna, coordenadora do evento, trazer para o espaço acadêmico discussões que tenham como finalidade refletir sobre a relação existente entre educação e informação, configura-se como uma oportunidade produtiva para entender a função pedagógica das mídias, especificamente da revista, para a sociedade de modo geral. O evento contará, ainda, com apresentações musicais (voz e violão) dos músicos Paulo Medeiros e Ronny Mota.
Informações: (83) 3310-9744 / 3310-9745, manassesmxavier@yahoo.com.br .
 
Sobre os palestrantes  

Professora Ana Cláudia Soares Pinto, oferecerá a palestra “O texto visual na revista: uma leitura crítica do que é “dito” e do que é sugerido”. Ela possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2008).
 
Atualmente, é professora concursada da Rede Pública de Ensino nos níveis Fundamental e Médio e da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada e Estudos de Letramento, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de leitura, texto multimodal, práticas de letramento e ensino- aprendizagem.
 
Professora Fabyana Muniz, oferecerá a palestra “Revista: suporte linguístico significativo para a argumentação”. Fabyana possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1992). Foi professora de ensino fundamental e médio em escolas da rede privada.

Além disso, possui Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela UFPB e Especialização em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Campina Grande. É Mestre em Linguagem e Ensino (2009) pela UFCG, com a pesquisa científica intitulada de “Letramento de professores em ambiente virtual: do escolar ao profissional”. Atualmente, é professora da Unipê/Furne e do Conteúdo Concursos.
 
Professor Eduardo Ernesto do Rêgo oferecerá a palestra “A geografia regional em revista”. Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2009.1) e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2005.1). Lecionou de 2007 a 2008 como professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/Unavida.

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e do Ensino. Atualmente é professor contratado da rede pública de ensino, lecionando as disciplinas de Geografia e Filosofia nas turmas de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, em Caturité – PB.
 
Professor Carlos de Azevêdo Filho, oferecerá a palestra “Múltiplas faces e fases da revista no Brasil”. Ele possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008).
 
Atualmente, é professor doutor da UEPB, da disciplina Redação em Revista, do curso de Comunicação Social. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria e Ética do Jornalismo. Orienta e realiza pesquisa nas seguintes áreas: jornalismo, teoria da comunicação; literatura brasileira e literatura. É autor do livro “João Antonio: repórter de Realidade”.

Assessoria de Imprensa da UEPB