Fale Conosco

22 de dezembro de 2014

UPA de Santa Rita comemora quatro anos com novos serviços



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita completou quatro anos neste ano de 2014, ampliando a oferta de serviços. Recentemente, foi criada a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), promovidas capacitações dos servidores e realizada reforma no Laboratório de Análises Clínicas. Além disso, está sendo implantada a Central de Material Esterilizado (CME) e, a partir de janeiro de 2015, os exames de raios X passarão a ser no sistema digital.

Diariamente, a UPA chega a atender uma média de 300 pessoas dos municípios de Santa Rita, Sapé, Bayeux, Cruz do Espírito Santo, São Miguel de Taipu e Pilar. “Diante de tanta demanda, outra ação prevista para 2015 será a solicitação ao Ministério da Saúde para que a unidade seja ampliada, junto com os serviços ofertados à população”, disse o diretor administrativo, Demócrito Medeiros.

Rita Ferreira Maciel, que mora em Bayeux, veio com a filha que estava com dores de cabeça, na barriga e febre. Foi a terceira vez que a dona de casa usou os serviços da UPA. “Aqui a gente é muito bem atendida e não tem demora”, disse.

O serviço conta com uma equipe multiprofissional qualificada formada por médicos (clínicos gerais, pediatras e cirurgiões), enfermeiros e assistentes sociais. Segundo o diretor, o Serviço Social realiza, de hora em hora, a busca de vagas junto aos hospitais da grande João Pessoa para fazer o encaminhamento dos pacientes que necessitam de internamento.

A clínica geral Yole Maria Minervino tem um carinho muito especial pela UPA de Santa Rita. A unidade foi o seu primeiro emprego como médica.  “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe formada por profissionais capacitados. Com isso, a população só tem a ganhar porque sabe que aqui vai encontrar atendimento de qualidade e humanizado”, festejou.

A UPA de Santa Rita funciona 24 horas, com quatro médicos de plantão: dois clínicos gerais e dois pediatras. O diretor Demócrito lembra que nos dias de festas de final de ano o atendimento permanecerá no mesmo esquema dos dias normais. O serviço fica na Rua Pitimbu, s/nº, em Tibiri II.