Fale Conosco

5 de novembro de 2010

UPA 24h de Santa Rita já atendeu 519 pacientes no perído de 15 dias



A primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) da Paraíba, localizada no município de Santa Rita, atendeu 519 pacientes em 15 dias. A unidade começou a funcionar no último dia 21 e foi implantada através de uma parceira entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. Na obra e em equipamentos, foram investidos cerca de R$ 3,9 milhões, sendo R$ 2,5 milhões do Tesouro do Estado. A gestão do serviço é da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com gerência do Comando da Polícia Militar, através do Hospital Edson Ramalho.

De acordo com o diretor da UPA, capitão Ronaldo Miguel Bezerra, foram atendidas 303 pessoas na área de clínica médica para adultos, 198 no setor de pediatria e ainda foram realizadas 18 cirurgias. Ronaldo Miguel disse que a população do município demonstra que está satisfeita com o atendimento prestado pela unidade de saúde. “A UPA é um centro de atendimento nas áreas de urgência e emergência e está instalada justamente numa área que estava carente, há muito tempo, deste tipo de serviço”, comentou o oficial.

Ele afirmou ainda que as instalações físicas e os equipamentos da UPA são de alta tecnologia e o quadro de pessoal é formado por profissionais qualificados para a função. Entre os equipamentos da unidade constam um ressuscitador, um monitor cardíaco multiparâmetro, oxímetro de pulso, respiradores, aspiradores, foco cirúrgico, máquina de raio-X de apoio aos atendimentos da unidade e laboratório.

A estrutura da UPA é composta por dez leitos (sete para adultos e três para crianças) e uma equipe formada por três enfermeiros, dois pediatras, dois clínicos gerais e um cirurgião, que trabalham em regime de plantão. A Unidade foi construída através de uma parceria entre a SES e o MS para desafogar os hospitais na área de urgência e emergência, sendo uma unidade intermediaria entre as unidades de Saúde da Família e os hospitais.

Da Assessoria de Imprensa da SES/PB