Fale Conosco

20 de maio de 2009

Universidade realiza gincana com alunos da rede pública estadual



Alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais participaram, nesta quarta-feira (20), no Sesc Centro, em Campina Grande, do evento ‘Dia D da Evolução’, promovido por professores e estudantes do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Estiveram presentes estudantes das escolas Raul Córdula, Clementino Procópio, Estadual da Prata, Normal, PREMEN, Estadual de Areial e Estadual de Soledade.

O evento, que teve como tema o trabalho de Charles Darwin e sua teoria da ‘Evolução das Espécies’, contou com a Mostra de Exposições de Painéis, que apresentou trabalhos ilustrados desenvolvidos pelos próprios alunos sobre a teoria, e com a Gincana de Conhecimentos, um jogo eliminatório de perguntas e respostas que premiou o vencedor com uma bolsa de estudos integral e anual do Colégio Motiva.

Durante a atividade, foram apresentados o ‘Forró de Darwin’, de autoria do cordelista Josenildo Lima; a peça teatral ‘Vida de Darwin’, encenada pelos alunos do PREMEN, e houve a exibição de filme produzido por alunos do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sobre o cotidiano nas salas de aula durante o desenvolvimento do projeto.

Prêmio – A vencedora da Gincana de Conhecimentos foi a estudante Anne Rosalyn, do 1º ano da Escola Emídio Viana (Normal), aplaudida por seus colegas ao receber o resultado final. “Estou muito orgulhosa com o prêmio”, relatou Anne, que pretende utilizar a bolsa de estudos na preparação para o Vestibular.

Para Allyson Allan, integrante do projeto de extensão da UEPB, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. “Foram mais de 300 alunos participantes, com apoio e incentivo total das escolas e dos professores”. O sucesso do projeto foi comentado por docentes e graduandos.

Já Laura Marinho, aluna do curso de Biologia, acha que atividades desse tipo tiram a monotonia das salas de aula e levam os estudantes a desenvolver o raciocínio lógico. Como prova, o secundarista Gábio Almeida, da Escola Estadual da Prata, disse que “por causa deste jogo lidei com mais facilidade com o assunto e estudei muito mais devido as pesquisas”.
O projeto de extensão da UEPB, ‘Exposições Científicas na Escola’, peça-chave na implantação do ‘Dia D da Evolução’, está em fase final de conclusão, mas segundo Allyson, “novas vertentes vem sendo planejadas com o objetivo de levar a ciência divertida para outras escolas e cidades”.

Ascom/UEPB