Fale Conosco

25 de maio de 2009

Universidade Estadual lança edição 2009 do site ‘Repórter Junino’



Com a presença de alunos e professores do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de representantes de todos os meios de comunicação local, foi lançado, oficialmente, nesta segunda-feira (25), no SESC Centro, em Campina Grande, o site ‘Repórter Junino’, projeto que envolve alunos e profissionais ligados ao Curso de Comunicação Social da instituição e promove a cobertura jornalística do São João daquela cidade.

A quinta edição do projeto, que envolve toda a Universidade e reúne mais de 700 participantes diretos e indiretos, foi lançada com a participação do trio pé-de-serra ‘Paraíba do Forró’ e da quadrilha junina ‘Arraial da Felicidade’.
Representante da reitora Marlene Alves, o vice-reitor Aldo Maciel abriu o evento, classificando o site como um espaço adequado para que os estudantes desenvolvam a prática da profissão. “Nada mais justo que a Universidade financie um projeto como este e é bom que o Repórter Junino se torne uma atividade permanente, já que a dança, música, culinária e indumentária do São João estão presentes na cidade o ano inteiro”, disse.

Incentivo – Para a professora Águeda Cabral, uma das organizadoras do projeto, o quinto ano do Repórter Junino já começa com empenho e a expectativa é de reunir novos colaboradores, além de alunos e professores de Jornalismo. “Aguardamos o incentivo e a participação do público em geral, já que assim haverá uma maior troca de informações e a pretensão é que o site, em pouco tempo, abranja toda a região Nordeste”. Aliado ao Repórter Junino, a professora Gisele Sampaio e a aluna Natália Quintela fizeram a apresentação do projeto Agenda de Notícias, que aborda o tema ‘Feira Central de Campina Grande: um olhar sobre o cotidiano’.

As atividades do Repórter Junino serão elaboradas pelos alunos do Curso de Comunicação Social mesmo depois do dia 28 de junho, quando se encerra oficialmente o São João campinense, e podem ser conferidas no site www.reporterjunino.com.br .
Diferencial – De acordo com a professora Gisele Sampaio, o objetivo do Repórter Junino não é fazer o mesmo trabalho da grande mídia, mas cobrir o que está por trás dos bastidores, fazendo um acompanhamento em making off de toda a estrutura e do universo midiático que é a festa junina.

Para a execução do projeto, uma parceria vem sendo formada há quatro anos entre o Departamento de Comunicação Social da UEPB e o Curso de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Enquanto os futuros jornalistas preparam o conteúdo do site, os estudantes de Computação fornecem apoio ao desenvolvimento tecnológico, orientação sobre o design e funções do site.

O professor de Engenharia de Softwares da UFCG, Marcelo Barros, que acompanha o Repórter Junino desde a primeira edição, afirma que este ano além do suporte à parte tecnológica e de treinamento de todas as pessoas envolvidas, a novidade será o acréscimo de novas funções nas áreas de economia solidária e empreendedorismo cultural.

“Em outras palavras, o site poderá fazer propaganda de pessoas simples, como os vendedores ambulantes de produtos juninos, que não têm como pagar por esse tipo de serviço. Nós prepararemos toda a publicidade, entrevistando-os, publicando fotos, extraindo os diferenciais e fazendo as matérias publicitárias. Assim, o Repórter Junino se mostrará como um canal de marketing que tem cada vez mais visibilidade”, finalizou.

Ascom/UEPB