João Pessoa
Feed de Notícias

Universidade Estadual da Paraíba promoverá I Semana do Riso

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010 - 14:51 - Fotos: 

Rir é o melhor remédio. Partindo dessa premissa, a Universidade Estadual da Paraíba, através da Coordenação de Arte e Cultura (CAC), promoverá a I Semana do Riso – uma pequena mostra de comédias, exposição de humor gráfico e espetáculos do gênero stand-up comedy. A abertura do evento será neste domingo (12), às 20h, com entrada franca, no SESC/Centro, Campina Grande. O espetáculo de estreia é “O dia em que Judas foi traído”, comédia do Grupo de Teatro Aberto (GRUTA), oriundo de João Pessoa (PB). As outras atividades ocorrem nos dias 13 e 14 de dezembro, no Centro de Arte e Cultura da UEPB.

O coordenador do CAC, professor José Pereira, explicou que o projeto já existia há algum tempo, mas não foi efetuado porque a ideia inicial era realizar um grande festival de comédia, o que demandaria uma estrutura maior. “Então resolvemos começar com a Semana do Riso e, futuramente, expandi-la. A proposta foi mesmo trazer espetáculos desse gênero, porque aquilo que estimula o bom humor traz também alegria. Buscamos ainda valorizar os talentos locais”, disse Pereira, referindo-se especialmente aos artistas do stand-up comedy da programação, todos de Campina Grande.
O Centro de Arte e Cultura da UEPB funciona no Parque Evaldo Cruz, ao lado do Terminal de Integração, localizado no Centro de Campina. Outras informações podem ser adquiridas por meio dos telefones (83) 3310-9734 ou 3310-9733.

Mais sobre “O dia em que Judas foi traído”

O mais novo espetáculo do GRUTA, com direção geral de Edilson Alves, é uma adaptação do texto “Finados”, do dramaturgo paraibano Saulo Queiroz, também diretor do Núcleo de Teatro da UEPB. A narrativa acontece numa cidade do interior nordestino, no Dia de Finados, em pleno cemitério. A sinopse conta que uma viúva vem visitar o túmulo do marido, acompanhada dos seus dois filhos. No desenrolar da trama, passam vendedores de velas, flores, ciganos e ocorre a inesperada visita de sua irmã, casada com um deputado estadual, que vem solicitar a cova.

O texto envolve o imaginário de uma família no interior do Nordeste em que antigas histórias começam a ser desvendadas, permeadas por intrigas, discórdias e esclarecimentos. Até uma questão de relacionamento será discutida no cemitério.
O Grupo de Teatro Aberto possui no currículo espetáculos já conhecidos no panorama cultural do estado da Paraíba, a exemplo da peça “Presépio Mambembe”, da dramaturga nordestina Lourdes Ramalho.

Integram o elenco, Rosa de Lima (Joana), Vanda Oliveira (Josefa), Heráclito Cardoso (Quizim), Caterine Menezes (Tiana e Viúva), Pedro Eri (Cigano e Policial) e Everton Joaquim (Coveiro e Florista). Figurino e execução dos trajes cabem a Heráclito Cardoso e Marcio Mendes, respectivamente. Respondem pela parte musical, Rosa de Lima e Heráclito Cardoso.

Confira a programação da I Semana do Riso:
12 DE DEZEMBRO – DOMINGO
Sesc-Centro – 20h
Comédia “O dia em que Judas foi traído”

13 DE DEZEMBRO – SEGUNDA
Centro de Arte e Cultura – 19h
Abertura da exposição de humor gráfico (até 18 de dezembro)
Apresentação da Cia. Bodopitá de Playback Theatre
Performance “Lúcia Cabral – por ela mesma”

14 DE DEZEMBRO – TERÇA
Centro de Arte e Cultura – 19h
Performances de stand-up comedy
Comédia “Proibido para menores”

Ascom/UEPB