João Pessoa
Feed de Notícias

Universidade Estadual da Paraíba celebrará o Dia do Museu em CG

sexta-feira, 14 de maio de 2010 - 08:46 - Fotos: 

De uma maneira interativa e criativa, a Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) festejará o ‘Dia Mundial do Museu’. A CAC está montando os preparativos de uma ação artística coletiva que irá reunir mais de 15 artistas paraibanos nas comemorações alusivas a este dia, comemorado no dia 18 deste mês.

O evento, intitulado ‘Integração com Arte’ vai levar à população, em pleno Terminal de Integração de Campina Grande (Centro), uma atividade participativa de artes plásticas, onde os passageiros de transporte público urbano serão co-autores de obras concebidas e criadas no local.

 O coordenador de Cultura e Arte da UEPB, professor José Pereira, disse que “o objetivo é mobilizar a cidade através dessa ação que a Universidade promoverá, afinal, teremos em breve mais dois museus em Campina Grande e já é tempo de nos voltarmos para as questões relacionadas à área, tanto pela importância dos museus na história como pela importância dos mesmos na formação da cidadania campinense e paraibana”, afirmou.

 Diversos artistas conhecidos no cenário campinense contemporâneo, a exemplo de Saulo Ais, Lili Brasileiro, José Rodrigues, Vera Barreto, Celso Delena, Jarrier Alves, e José Wellington ficarão, durante todo o dia 18 de maio, distribuídos em pequenas ilhas de criação artística no Terminal de Integração, criando telas de grande porte com a colaboração do público.

Ficará à disposição dos passageiros o mesmo material artístico usado pelos pintores, grafiteiros e desenhistas, com o intuito de incentivar no próprio público o desejo da criação. As telas serão exibidas em uma exposição posterior no próprio Terminal, em outras galerias de Campina Grande e também em cidades onde existem campi da UEPB.
 
Ainda em comemoração ao Dia Mundial dos Museus, outras atividades estão sendo planejadas. No dia 19 de maio, por exemplo, haverá debate sobre patrimônio, memória e sustentabilidade dos museus, com o professor do Departamento de Comunicação Social/UEPB, Rômulo Azevedo, a professora do Departamento de História/UEPB, Maria José, e um dos primeiros diretores do Museu de Arte da Instituição, Chico Pereira. Haverá, além disso, uma exposição de diversos de trabalhos de artistas na galeria do Museu de Arte, Centro, ao lado do Terminal.

Programação

- Dia 17 de maio (10h): visita aos prédios dos novos museus da UEPB pela classe artística de Campina Grande;
- dia 18 (o dia todo): atividade de intervenção urbana dentro do Terminal de Integração;
- dia 19 (19h30): mesa redonda sobre o tema ‘Patrimônio e memória; conservação e guarda do patrimônio em Campina Grande’, no Auditório do Museu de Arte;
- de 19 a 22 de maio: exposição das telas com temática junina.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB