João Pessoa
Feed de Notícias

Universidade Estadual celebra Dia Mundial do Teatro, a partir de sexta

terça-feira, 23 de março de 2010 - 19:11 - Fotos: 
O Dia Mundial do Teatro será comemorado no próximo sábado (27) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prepara uma série de atividades, por intermédio de sua Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), todas elas com entrada franca.

Na sexta-feira (26), haverá a apresentação de uma companhia campinense a partir das 20h. É que antecedendo as comemorações e servindo como um bom aquecimento para os contemplativos da arte, a Companhia Bodopitá, presidida pelo teatrólogo Francisco Oliveira, irá se apresentar no antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand, no Centro de Campina Grande (vizinho ao Terminal de Integração). A companhia encenará ‘Eu vivi isso’ e para tanto utilizará a técnica ‘playback theater’.

A técnica é uma forma de teatro que recria a vida no palco. Foi idealizada em 1975, nos Estados Unidos, por Jonathan Fox, Jo Salas e a companhia original. A ‘São Paulo Playback Theater’ é a responsável por trazê-la para o Brasil, em 1998. O diretor Francisco Oliveira estudou uma temporada na capital paulista e trouxe o processo de encenação para Campina Grande.

Como funciona – A estrutura do espetáculo é simples. Alguém da platéia conta uma experiência que tenha vivido e os atores a transformam em uma peça de teatro, na hora e sem ensaio ou combinações prévias. Eles amplificam as histórias através da arte, tentando aprender com as narrativas. Porém, segundo os estudiosos e utilizadores da técnica, a execução é extremamente complexa e delicada, afinal se está lidando com a vida de alguém.

No sábado (27), a CAC trará de João Pessoa a peça ‘Esparrela’, do diretor e ator Fernando Teixeira, que será encenada às 20h, no Teatro do Sesc/Centro de Campina Grande. Antes, às 18h30, haverá um debate sobre ‘A importância do teatro na contemporaneidade’, do qual participarão o próprio Fernando Teixeira; o diretor do Núcleo de Teatro da UEPB, Saulo Queiroz, e o novo coordenador de Arte e Cultura da instituição, professor José Pereira.

‘Esparrela’ é uma montagem do grupo de teatro pessoense Bigorna. É um consagrado monólogo escrito, dirigido e interpretado por Fernando Teixeira. Nele, em breves palavras, o ator/diretor interpreta um urubu em uma saga, capturado por um homem que o faz dançar em cima de uma lata em troca de dinheiro.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB