João Pessoa
Feed de Notícias

Unidades socioeducativas da Fundac comemoram Semana da Pátria com atividades esportivas e culturais

quinta-feira, 14 de setembro de 2017 - 17:11 - Fotos: 

A Semana da Pátria na Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” foi comemorada com muita atividade esportiva e cultural nas unidades socioeducativas do Estado. As ações, desenvolvidas pela Escola Cidadã Integral, aconteceram na maioria das unidades de cumprimento de medidas para adolescentes e jovens, em destaque, no Centro Socioeducativo Edson Mota e no Lar do Garoto/Abrigo Provisório.

Segundo Luzivone Lopes, coordenadora da Escola Cidadã Integral do Lar do Garoto e Abrigo Provisório, em Lagoa Seca, durante a Semana da Pátria, os socioeducandos participaram de várias atividades como pesquisas sobre a cultura local, discussões para sobre direitos e deveres de todos os cidadãos, e Aulão da Independência, numa perspectiva crítica.

“A Semana da Pátria culminou com o Circuito da Independência, onde foram promovidas diversas atividades esportivas, hasteamento da bandeira com o Hino Nacional, e uma deliciosa sorvetada para todos os participantes”, acrescentou a pedagoga Luzivone.

Para Lúcio Ávila, diretor do Lar do Garoto/Abrigo Provisório, ações como estas são de extrema importância para a integração dos que fazem a Unidade, tanto da Escola, como socioeducandos, educadores, e técnicos. “Essa integração é uma prática constante dentro da Unidade e busca um diferencial no meio socioeducativo”, disse o diretor.

No Centro Socioeducativo Edson Mota, em João Pessoa, os adolescentes participaram do Torneio da Independência. A atividade também foi promovida pelos que fazem a Escola Cidadã Integral e aconteceu durante toda esta segunda-feira (11), no campo de futebol da unidade.

“A proposta do torneio é comemorar o dia da Independência. O nosso maior objetivo é que todos os alunos participem do torneio não como momento competitivo e sim, participativo. Cada bloco foi representado por uma equipe. Antes dos jogos o Hino Nacional foi cantado e a bandeira do Brasil erguida”, disse Edson Bernardo, professor da Escola Cidadã Integral do CSE.

Após o torneio interblocos os participantes foram premiados com jogos de dama e dominó para que cada ala tenha seus respectivos brinquedos para uso durante seus momentos de repouso, após as atividades escolares. “Do torneio também sairá um time de futebol que representará a escola Almirante Saldanha nos jogos escolares da Paraíba”, finalizou o professor Edson.