João Pessoa
Feed de Notícias

Unidades móveis da Fiep darão cursos de capacitação profissional a detentos

sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 16:02 - Fotos: 

A partir do mês de junho, instrutores da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) darão cursos de capacitação profissional a detentos do sistema prisional estadual. As aulas serão ministradas dentro dos presídios em unidades móveis da Federação que fornecerão o material destinado ao aprendizado dos internos.

Entre os cursos que serão disponibilizados no programa de capacitação profissional para detentos estão pedreiro, eletrônica e mecânica.

Numa primeira etapa, a meta é que o projeto de qualificação beneficie 5% dos detentos da Paraíba, o que representa um universo de 400 pessoas, estima Cricélia Pinheiro, diretora geral do Senai-PB, instituição que estará integrada na ação.

O programa de cursos profissionalizantes para o detentos é resultado de parceria firmada entre a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fiep, durante reunião, em Campina Grande, entre o secretário Harrison Targino e o presidente da Federação, Francisco Buega Gadelha.

O secretário Harrison Targino destacou a importância dessa ação: “O processo de ressocialização passa pela criação de uma política pública competente e com a ajuda de convênios e parcerias. Essa ação é de extrema importância, pois vai preencher o tempo do detento é qualificá-lo para o mercado de trabalho”, disse. Buega Gadelha afirmou que a Fiep tem interesse de participar desse processo: “O gestor tem que interagir com a sociedade, participando das soluções sociais”, completou o dirigente.

Durante a reunião na sede da Fiep, estiveram presentes a professora Nazaré Zenaide e a professora Ivanilda Gentle, da Gerência de Ressocialização da Seap, o assessor juírico Luis Carlos, também da Seap, e Helenoria de Albuquerque, da Secretária de Desenvolvimento Humano.