Fale Conosco

22 de junho de 2016

Unidades de saúde do Estado montam esquema para feriado de São João



As unidades de saúde do Estado montaram esquema especial de funcionamento para o período de São João. Alguns hospitais e centros de saúde reforçaram as equipes, outros funcionam em horários especiais ou trabalham normalmente.

Para garantir o atendimento da população no período de festa, o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa segue as atividades normalmente com sua equipe assistencial (médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e outras especialidades) nos dias 23 e 24 de junho. A Unidade de Tratamento de Queimados funciona, inclusive, com dois cirurgiões plásticos em regime de plantão, como já acontece rotineiramente.

No Complexo de Pediatria Arlinda Marques, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, o setor de Urgência e Emergência do Hospital funcionará normalmente, durante 24 horas, sem interrupção. Já o ambulatório e a administração serão fechados no dia 24, como ocorre nos feriados. As atividades seguem normalmente na segunda-feira (27).

No Complexo Clementino Fraga o atendimento hospitalar segue normalmente, durante 24 horas. O ambulatório fecha na sexta-feira (24) e volta às atividades na segunda-feira (27). “Não modificamos os horários de funcionamento e nem as escalas em virtude da baixa procura de usuários neste período de São João”, afirmou a diretora geral, Adriana Teixeira.

No Hospital General Edson Ramalho, na capital, o funcionamento também será normal no atendimento de urgência e emergência, maternidade, laboratórios, raio-X e vários outros setores. “Apenas a parte de atendimento ambulatorial e consultas é que vai seguir a portaria da Secretaria de Administração, fechando na sexta-feira (24) e retornando às atividades na segunda (27)”, informou o diretor administrativo da unidade, major Pontes.

Por sua vez, o Hemocentro de João Pessoa segue normalmente as atividades no dia 23 e no dia 24 funcionará em regime de plantão, 24 horas, somente para a equipe que trabalha com a liberação das bolsas de sangue. O esquema de doações volta a funcionar no sábado (25), das 7h às 17h.

O Banco de Leite Anita Cabral estará fechado da sexta (24) ao domingo (26). “Os hospitais estarão abastecidos antecipadamente com leite para distribuição. Além disso, acrescentamos um percentual para alguma demanda extra que possa surgir. Já os Postos de Coleta nos hospitais estarão funcionando em regime de plantão durante todo o feriado para atendimento das mães com dificuldades na amamentação ou intercorrências mamárias”, explicou Thaíse Ribeiro, diretora do Banco de Leite.

No Hospital Regional de Emergência e Trauma em Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo, a escala da equipe de plantão permanece a mesma. “Nossa equipe de profissionais é preparada para receber altas demandas em todas as épocas do ano”, informou o diretor geral, Geraldo Antônio.

As doações de sangue e atendimento aos pacientes no Hemocentro de Campina Grande param apenas no dia 24. A entrega de bolsas de sangue para as unidades que solicitarem segue durante 24 horas, sem interrupção.

O Hospital Regional de Guarabira funciona durante o feriado de São João normalmente, com escalas de 24 horas em todas as especialidades: clínica médica, obstétrica, cirúrgica, pediátrica, além da urgência e emergência. “O Regional de Guarabira é referência para vários municípios do Brejo. Estamos prontos para continuar oferecendo atendimento de qualidade à população”, disse o diretor da unidade, Cleonaldo Freire.

O Hospital de Itabaiana, referência em atendimento de Urgência e Emergência, obstetrícia e pediatria, manterá a escala para atender às eventuais demandas. A unidade funcionará normalmente durante 24h.

O Hospital de Lagoa de Dentro segue com atendimento normal no hospital durante 24 horas (urgência e emergência). O setor administrativo não funciona no dia 24 e retorna às atividades na segunda-feira (27). As demandas mais graves de pacientes serão encaminhadas para Guarabira ou João Pessoa.

A escala do Hospital de Solânea continua a mesma, com a mesma quantidade de profissionais dos períodos habituais. A unidade, que atende urgência, emergência e salas de parto, funcionará durante 24 horas.

O Hospital de Sousa segue com escala completa durante 24 horas. O hospital é referência em atendimento de urgência e emergência e, neste período, observa-se um aumento de casos de acidentes de carros e motos que resultam em fraturas expostas.

O Hospital de Taperoá, que atende demandas de urgência e emergência, segue funcionando durante 24 horas. Já o setor administrativo para no dia 24 e retoma as atividades no dia 27.

O Hospital de Picuí funcionará normalmente, com atendimento de urgência e emergência, clínica geral e obstetrícia. O hospital funciona 24 horas.

Em Patos, o atendimento ao público será normal, tanto no Hospital Regional quanto na Maternidade. Ambos estão abertos 24 horas, para casos de urgência. Só o setor administrativo das unidades que estarão fechadas na sexta-feira (24), retornando na segunda (27).

O Hospital Infantil Noaldo Leite, também em Patos, atenderá demanda de urgência normalmente. O atendimento para urgência será normal durante o São João, ou seja, 24 horas. Apenas o atendimento ambulatorial não funcionará no feriado, retornando na segunda-feira (27).

O Hospital de Itaporanga segue com as atividades normais em regime de plantão 24 horas nos dias de feriado. “Na nossa cidade, os festejos acontecem nos dias 27 e 28 e, também nestes dias, a parte administrativa, setor financeiro e de recursos humanos também não funcionarão”, informou a diretora da unidade, Iara Maísa Gonçalves de Brito.

O Hospital de Itapororoca também vai funcionar normalmente, com anestesistas, clínica médica e pediátrica; cirurgião e urgência e emergência 24 horas.

Da mesma forma será o atendimento no Hospital Regional de Pombal, com urgência e emergência 24 horas, além de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem de plantão.A parte administrativa funciona até o meio dia desta quinta-feira (23) e retorna às atividades na segunda (27).