João Pessoa
Feed de Notícias

Unidades da Fundac comemoram festejos juninos

sábado, 25 de junho de 2011 - 11:13 - Fotos: 

Durante todo o mês de junho as unidades que integram a Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão responsável pelas políticas públicas de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei na Paraíba, organizaram eventos e ações em comemoração aos festejos juninos.

No Centro Educacional do Adolescente (Cea) do município de Sousa, o evento foi feito em parceria com estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Esses alunos fazem parte do projeto de extensão ‘Promotores Populares de Justiça’, que integra o Programa de Direitos Humanos (Prodih). Além de comidas típicas e da apresentação da quadrilha ‘Alegria de Matuto’, a atividade contou com uma palestra sobre meio-ambiente e desenvolvimento sustentável.

Já no Cea de João Pessoa, o evento foi realizado com a colaboração da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Saldanha. O Centro Educacional do Adolestente (Cej) também comemorou o São João promovendo atividades junto aos internos.

A Casa Educativa, que abriga adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei, teve em seu evento a apresentação de um cordel educativo e de uma roda de ciranda organizada pelas próprias meninas.

A Padaria Escola Nosso Pão ornamentou toda a unidade com a temática junina, e os adolescentes que trabalham na casa fizeram comidas típicas da época para que os clientes da padaria tivessem mais opções durante o São João.

Outras unidades também realizaram atividades e todas tiveram como objetivo a integração entre socioeducadores, internos, familiares e colaboradores. A presidente da Fundac, Cassandra Figueiredo, que esteve presente em muitas dessas ações, destacou que as atividades realizadas priorizaram a cultura popular. “A nossa intenção também é retratar as raízes culturais e a tradição da nossa região em um momento tão importante de confraternização entre a equipe da Fundac, parceiros e adolescentes”, disse.