Fale Conosco

21 de julho de 2009

Unidade móvel realiza coleta externa de sangue no Hospital Antonio Targino



O Hemocentro Regional de Campina Grande, em parceria com o Hospital Antônio Targino, realiza coleta externa naquela unidade hospitalar, nesta quarta-feira (22). A unidade móvel estará no local das 8h às 16h e o Hemocentro disponibilizará de equipes multidisciplinares, para atender com agilidade e eficiência os candidatos à doação voluntária de sangue.

O principal objetivo dessa coleta externa é garantir o estoque de sangue e também é uma oportunidade para que as pessoas tomem conhecimento da ação voluntariada, pois muitos têm vontade de doar, mas às vezes por falta de informação e de tempo não se deslocam ao Hemocentro.

Também é importante lembrar que todas as pessoas doadoras voluntárias de sangue têm direito ao atestado, que abona o dia de trabalho conforme Lei Federal nº. 1075, de 27/03/1950.

A campanha tem como propósito a busca ativa do doador na tentativa de estabilizar o estoque de sangue, em decorrência do tradicional crescimento do percentual de transfusões registradas durante os festejos juninos.

Isso porque, de acordo com dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) do Hemocentro, durante o mês de junho o número de atendimentos médicos aumenta principalmente nas unidades hospitalares que lidam com emergências.

Atualmente, a cidade de Campina Grande coleta por mês em torno de 1.500 bolsas de sangue, sendo que dessas a unidade móvel é responsável por 10 % das coletas. Em 2009, a partir de 1º de março, foram realizadas 13 coletas externas, nas quais cerca de mais de 500 pessoas se candidataram à doação de sangue.

Para doar é indispensável a apresentação de um documento emitido por órgão oficial com foto, pesar acima 50 quilos, ter idade entre 18 e 65 anos, estar saudável, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não estar em jejum.

As empresas, escolas ou órgãos públicos interessados em ter a unidade móvel do Hemocentro fazendo coleta de sangue em seus estabelecimentos devem entrar em contato com o setor de captação de doadores no telefone (83) 3310-7151.

Aluska Medeiros, da Assessoria de Imprensa do Hemocentro Regional de Campina Grande