João Pessoa
Feed de Notícias

Unidade móvel inicia atendimentos às mulheres vítimas de violência em Queimadas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013 - 17:03 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

Uma unidade móvel de acolhimento à mulher começou a visitar algumas regiões rurais do Estado, dando início às atividades em comemoração ao Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que transcorre no próximo dia 25. O objetivo é disponibilizar às vítimas de violência doméstica e familiar atendimento psicossocial, orientações e consultorias jurídicas.

Uma palestra foi realizada nesta quarta-feira (20) pela manhã, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Pereira de Souza, orientando e distribuindo panfletos educativos às moradoras da comunidade Sítio Caixa D’água, em Queimadas, acerca dos procedimentos que devem ser realizados após a agressão, além de discutir as consequências desta, física e psicologicamente.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, Lisânia Monteiro, a ação, que é um complemento das atividades já realizadas no centro em enfrentamento à violência contra a mulher, tem o apoio da Defensoria Pública e de delegacias, trabalhando no resgate à autoestima das vítimas de violência na zona rural.

A unidade móvel é composta por duas cabines e o atendimento às vítimas será realizado por profissionais das áreas de assistência social, psicologia e jurídica. Posteriormente, as mulheres serão encaminhadas aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) dos municípios.

A integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Angineide Macedo, mãe da estudante Ana Alice de Macedo Valentim, assassinada há pouco mais de um ano em Queimadas, também participou das atividades e considerou positivo o trabalho realizado pela unidade móvel, uma vez que levará informação e apoiará a mulher do campo, vítima de violência.