Fale Conosco

2 de junho de 2009

Unidade móvel do Hemocentro coleta sangue na UNIPB, nesta quarta-feira



O Hemocentro da Paraíba realiza a primeira coleta externa de sangue deste mês de junho nesta quarta-feira (3), das 8h às 16h, na Faculdade Unida da Paraíba (UNIPB), localizada na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, no Bairro de Tambiá. A coordenadora de Ações Estratégicas do Hemocentro, Vânia Pereira, lembrou que a faculdade participa anualmente das coletas externas realizadas pelo Hemocentro. “A direção da UNIPB sempre nos liga e solicita o serviço”, disse.

Ela adiantou que até a próxima sexta-feira (5) o calendário para as coletas externas do mês de junho estará concluído. A última coleta aconteceu no dia 27 no Parque Solon de Lucena. O trabalho vem sendo realizado sempre às quartas-feiras e, algumas vezes, aos sábados e tem como principal objetivo garantir o estoque de sangue.

Vânia Pereira explicou que a cada captação externa podem ser coletadas até 60 bolsas de sangue. “Muitas vezes, esse número não é alcançado porque as empresas e instituições não fazem a divulgação do serviço junto aos seus funcionários”, completou.

A assistente social do Hemocentro, Maria das Neves Pereira, disse que a cada mês são necessárias 2,5 mil bolsas de sangue para abastecer os hospitais públicos e privados do Estado. “O que queremos com essas coletas externas  e também com as campanhas é manter o nosso estoque de sangue”, explicou.

Maria das Neves explicou que muitas vezes as próprias empresas, instituições e órgãos públicos e privados ligam para o Hemocentro e solicitam a coleta. O telefone para esse procedimento é o 3218-7698.

Requisitos da doação – Para ser doador, a pessoa precisa ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 quilos, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantem a qualidade do sangue.

A Rede Hemocentro da Paraíba é composta por dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Assessoria de Comunicação da SES