Fale Conosco

17 de julho de 2009

Unidade de Diabetes volta a funcionar e agendamento de consultas pode ser feito pelo telefone



O Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS), antigo Ipep, reativou o serviço da unidade de Diabetes, no início deste mês. Os servidores estaduais e seus dependentes podem agendar consultas através do telefone 3218.7004.  Os medicamentos estão sendo fornecidos aos pacientes durante o tratamento. Diariamente, são atendidas 15 pessoas na sede do IASS, no horário das 7h às 12h.

A unidade foi recuperada passando a contar com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e endocrinologista. O coordenador da unidade de Diabetes, Marcos Thadeu de Freitas, informou que estão sendo terceirizados os serviços de oftalmologia, neurologia e angiologia.
 
Os medicamentos distribuídos no setor aos pacientes foram disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo repassados pela Secretaria de Saúde do Estado. “O paciente de diabetes precisa ser acompanhado durante todo o tratamento, mesmo que sua taxa de glicose fique no nível considerado saudável. Prática de exercícios e alimentação equilibrada são hábitos que devem ser adotados, para receber essas orientações montamos uma equipe  multidisciplinar da unidade”, enfatizou Marcos.

A Unidade de Diabetes foi desativada há seis anos. Na época existiam 3.500 pacientes cadastrados que eram atendidos e medicados em todo o Estado. A expectativa é de uma demanda superior àquela anteriormente registrada, porque a incidência da doença tem crescido.
 

 Gledjane Maciel, da Secom-PB, com fotos de Walter Rafael