João Pessoa
Feed de Notícias

Último grupo de policiais deixa a capital para reforçar segurança nas eleições

sexta-feira, 5 de outubro de 2012 - 11:17 - Fotos:  Secom-PB

Mais 200 homens, entre policiais e bombeiros militares, saíram de João Pessoa nesta sexta-feira (5) para reforçar o policiamento do primeiro turno das eleições (no próximo domingo). O efetivo foi enviado para 25 cidades do Litoral Sul e Norte, além de Cajazeiras – no Sertão do Estado.

Os militares embarcaram em seis ônibus, que partiram do Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira. Desde a última terça-feira (2), quando foi iniciada a operação ‘Voto Seguro’, aproximadamente 1.300 homens deixaram a capital, gradativamente, para garantir a tranquilidade do pleito em toda Paraíba.

Também houve remanejamento de efetivo entre os batalhões do interior, de modo a permitir o correto emprego do efetivo em cada cidade, levando em conta o número de eleitores e dos locais de votação. A operação ‘Voto Seguro’ mobiliza mais de 8.500 militares e conta com um sistema de acompanhamento das ocorrências em tempo real.

Conforme o coordenador de Planejamento Operacional da PM, tenente coronel Onivan Elias, todo o efetivo já está devidamente distribuído nas 223 cidades do Estado.  Pelo menos dois policiais farão a guarda das urnas nos 1.733 locais de votação. Ele destacou que os militares estão devidamente preparados para atender as ocorrências eleitorais. Eles receberam as orientações dos oficiais superiores e através de uma Cartilha de Procedimentos Operacionais, lançada pioneiramente pela Polícia Militar da Paraíba.