João Pessoa
Feed de Notícias

Última reunião do Condetur apresenta resultado de pesquisa

terça-feira, 14 de dezembro de 2010 - 16:40 - Fotos: 

Os membros do CONDETUR- Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico realizaram a última reunião deste ano no Hotel Atlântico em Tambaú e validaram o Plano de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável Pólo Costa das Piscinas -PDITS

Na oportunidade, foi mais uma vez apresentado trabalho realizado durante a terceira oficina do PDITS, que aconteceu na última segunda feira, no auditório da Cinep. O plano norteará as ações de desenvolvimento do turismo proposto pelo Ministério do Turismo e  determinados pela missão do BID, que deve voltar à Paraíba em meados de fevereiro do próximo ano.

De acordo com a gestora do Prodetur, Micheline Felix,  a casa esta arrumada com 10 convênios renovados e com a carta consulta revalidada ate outubro de 2011, no valor de 38 milhões  de dolares. Diante dos estudos apresentados, existe uma projeção  de que até  2015 a  Paraíba deve receber 1,6 milhões de turista.

Para o responsável pelo estudo, professor Jesus Zapata, o Estado da Paraíba tem tudo para se tornar um grande destino turístico, por ser uma região beneficiada pela sua localização, preservação ambiental e contemplar não apenas o turismo de sol e mar,  mas,o turismo de eventos e regional.

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Tavares a validação do PDITS foi um grande avanço e com todas as ações cumpridas diante de um processo longo de estudos e analises o Estado terá em mãos um Plano a ser seguido,além de ter recursos já garantidos para as mesmas. Ele lembrou que a Paraíba deu um grande passo para o desenvolvimento, cumprindo as determinações da missão do Bid e agora é só por em pratica o que está previsto.

Aumentar a capacidade de competição dos destinos turísticos; consolidar a política turística nacional por meio de gestão pública descentralizada, participativa e em cooperação com outros setores esses são os principais objetivos  específicos apresentados.No que se refere ao destino, a meta é colocar o Pólo Costa das Piscinas entre os mais competitivos destinos do Nordeste oferecendo serviços de qualidade em consonância com o meio ambiente. E assegurar o poder de atração dos produtos turísticos do Pólo (Praia do Jacaré, Patrimônio Histórico, Naturismo, Lazer de sol e mar, além de agregar turismo de negócios ao produto turístico do Pólo, através de congressos, feiras, e festivais nacionais e internacionais.

Durante a reunião do Condetur também foi aprovada a reestruturação e o regimento do Conselho, que a partir da homologação passara a ter o governador como presidente de honra, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico como presidente e a PBTUR como vice presidente; também serão incluídos novos membros representantes da Infraero, Companhia Docas, Estâncias de Governança e dois representantes da administração estadual indicados pelo Governador, os demais membros continuam compondo o Conselho.

Ana Neves, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico