João Pessoa
Feed de Notícias

UFPB e Empasa fazem cartilha para comerciantes da central de abastecimento

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016 - 12:18 - Fotos:  Secom-PB

Os comerciantes que trabalham na Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) ganharam uma cartilha educativa que os ajudará nas atividades diárias. Nesta quinta-feira (1), um telão montado na central expôs mensagens e imagens relacionadas aos temas abordados na cartilha, desenvolvida por professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e técnicos da central de abastecimento.

Na oportunidade, os trabalhadores que atuam individualmente recolhendo material reciclável no lixo produzido pelos comerciantes, foram apresentados, como também oficializado o núcleo de catadores da Empasa.

A cartilha, com 13 páginas, aborda a coleta seletiva, gestão de qualidade e os riscos do ambiente de trabalho. São três temas gerados nos contatos que os alunos tiveram com os comerciantes credenciados pela Central e que subsidiaram o material educativo.

Para a professora da UFPB, Alana Crispim, a união dos três temas na cartilha foi intencional, “pois o que sentimos nas abordagens com os trabalhadores na central de abastecimento foi de ligação real nas carências dos que formam a engrenagem da comercialização dos hortifrutigranjeiros. Cada problema foi analisado e evidenciado para o direcionamento das soluções. Sendo assim, vamos aplicar outros tipos de ações”, revelou a professora.

O presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, disse que abriu as portas da estatal para que o campo da pesquisa universitária tivesse oportunidade de aplicar teorias aprendidas nas salas de aulas, com a prática da diária dos que fazem a Empasa. “Estamos abertos para esse tipo de trabalho, e, para tanto, é só nos procurar que daremos total apoio”, endossou o presidente.