Fale Conosco

13 de julho de 2009

UEPB vai reunir secretários para debater Especialização em Saúde Mental



A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza nesta quarta-feira (15) reunião com todos os secretários municipais de Saúde do Compartimento da Borborema, para discutir a oferta de curso de especialização na área de Saúde Mental, financiado pelo Ministério da Saúde e direcionado a profissionais que trabalham nos Centros de Atendimento Psico-Social (CAPS). Com a política de desinternamento é necessário preparar pessoal da rede pública para esse atendimento.

A pró-reitora de Pós-Graduação da instituição, Marcionila Fernandes, explicou que foi realizado um curso com profissionais da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), acrescentando que também está sendo feita a mesma coisa com o Programa Saúde da Família (PSF).

São cursos financiados pelo Ministério da Saúde, qualificando parte da equipe dos PSF, principalmente as assistentes diretamente ligadas ao atendimento na casa do cidadão. Além disso, serão oferecidos três cursos financiados pela Capes para gestores municipais das áreas de educação e saúde. Essas atividades deve começar neste segundo semestre. Com a Escola Superior de Magistratura, serão realizados duas especializações para juízes e promotores, além de cursos conveniados com as indústrias na área de ensino ambiental.

Parceria com a Embrapa – A Escola Agrícola Assis Chateaubriand, em Lagoa Seca, ministra a parte técnica de segundo grau e o curso de graduação em Ecologia. Em Catolé do Rocha, há um campus universitário com a Escola Agrotécnica e a UEPB está implantando curso de mestrado, que deverá ser iniciado no próximo ano, em parceria com a Embrapa, com professores que vão trabalhar na área de Agroenergia (energia alternativa).

Naná Garcez, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB