João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB vai formar especialistas em Geoambiência do Semiárido

terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 20:48 - Fotos: 

O Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, lançou esta semana a Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido, o mais novo curso de pós-graduação lato sensu da instituição. As inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira (7) até 9 de fevereiro, das 8 às 12h no CEDUC I, instalado no Bairro do Catolé, naquela cidade.

Para se inscrever, os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: certificado de conclusão de curso, Curriculum vitae comprovado, duas fotos 3×4, ficha de inscrição preenchida e pagamento da taxa de inscrição, além de um pré-projeto simplificado, com no máximo 10 laudas. Durante o processo seletivo, os candidatos ainda participarão de uma entrevista.

A especialização terá duração de 14 meses, carga de 360 horas/aula e disponibilizará, a princípio, 15 vagas para profissionais da Geografia e/ou áreas afins. As aulas começam no dia 30 de março deste ano, sempre as terças e quintas-feiras, das 14 às 18h. Segundo o professor João Damasceno, coordenador pró-tempore do curso, a especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido objetiva aperfeiçoar os técnicos da área de Geografia e os operadores da Educação em Geografia.

“A idéia é ampliar o leque de estudos desses profissionais, especialmente no tocante aos recursos hídricos do semi-árido, avaliando seu potencial, impactos e danos ambientais causados nas vertentes, nos leitos dos rios, bem como na produção agrícola em áreas com mananciais abastecidos pelos principais rios do estado da Paraíba”, acrescentou.

As linhas de pesquisa envolverão temáticas sobre Hidrogeografia, Climatologia Geográfica, Geomorfologia Ambiental, Tecnologias para a Captação de Águas de Chuvas, Ecologia e Conservação Hídrica do Bioma Caatinga e Geografia Agrária e Desenvolvimento Sustentável.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB