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UEPB reforma Biblioteca Central para melhor atender aos usuários

quarta-feira, 18 de novembro de 2009 - 19:18 - Fotos: 

A diretoria da Biblioteca Central (BC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instalada no Campus I, Bairro de Bodocongó, em Campina Grande, promoveu uma série de mudanças na estrutura do órgão com o objetivo de melhor servir aos usuários. Desde o dia 9 deste mês, foi instalada no piso térreo da BC uma ampla sala de estudo, com mesas e cabines individuais, comportando cerca de 150 pessoas.

Além disso, agora toda pesquisa de livros pode ser feita no subsolo, que foi reestruturado com novas e modernas estantes, projetadas por arquitetos da instituição. As prateleiras são personalizadas com o brasão da Universidade, contam com rodízios, bibliocantos e têm indicadores de livros e títulos.

Segurança - Também está sendo instalado na Biblioteca Central um sistema anti-furto, através do uso da chamada ‘catraca inteligente’. Assim, cada volume está recebendo um dispositivo e, uma vez escolhido o título, o livro é desmagnetizado e o usuário pode sair da Biblioteca livremente, sem alarmar o sistema. Segundo Manuela Maia, diretora da BC, existe a previsão de desenvolver este mesmo projeto para as bibliotecas de outros campi da Universidade.

“Estas ações demonstram o interesse da UEPB em contribuir para a difusão do saber, através de investimentos significativos direcionados ao aprimoramento das instalações e dos serviços, abrangendo desde a compra de livros até o sistema de automatização que será instalado”, ressaltou.

As mudanças acontecem em todas as bibliotecas do sistema integrado da UEPB, que estão recebendo as estantes e livros novos, além de treinamento com bibliotecários para catalogação das obras.

Campanha – A campanha ‘Amigo da Biblioteca: devolva seu livro e não pague multa’, realizada durante a última semana de outubro, apresentou resultados bastante positivos. O objetivo era levar os usuários com multas em atraso a devolverem os livros sem ônus, e isso foi bem aceito pelos estudantes que aderiram à iniciativa.

Manuela Maia garantiu que houve um maior reconhecimento por parte dos alunos sobre a importância da devolução dos livros e a Biblioteca atingiu bons resultados em relação ao recebimento. “Creio que houve uma conscientização maior daqueles que participaram da campanha, pois puderam enxergar a necessidade de se devolver, em tempo hábil, os livros sob seu poder. A ação contribuiu, ainda, para modificar a visão do pessoal em relação às multas”, disse.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB