João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB recebe professora espanhola para debate sobre Projeto Monesia

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 18:04 - Fotos: 

A professora doutora Irene Pedreira Romero, do Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Granada (Espanha), estará em Campina Grande nesta segunda-feira (21) para presidir, às 15h, uma reunião sobre o Projeto Monesia. Trata-se de uma parceria mantida entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade de Granada. Pela manhã, às 10h, a professora espanhola será recebida pela reitora Marlene Alves, em seu gabinete.

O Projeto Monesia significa ‘Rede de Mobilidade Europa-América do Sul: uma Abordagem Institucional’, uma tradução de ‘Mobility Network Europe-Southamerica: an Institutional Approach’, e funciona como uma janela de cooperação do Erasmus Mundus, órgão que organiza e gera bolsas de estudos financiadas pela Comissão Européia para membros de universidades parceiras no Brasil, Paraguai e Uruguai.

A reunião sobre o projeto no auditório do Curso de Psicologia, em Bodocongó, está sendo realizada Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UEPB. O evento é aberto aos coordenadores e professores da pós-graduação, diretores e chefes de departamentos, além de demais professores e alunos interessados. Durante o encontro, a doutora Irene Pedreira Romero explicará detalhes do projeto e responderá aos questionamentos feitos. Os participantes deverão comparecer à reunião munidos de informações gerais sobre seus departamentos, como número de alunos e professores, e dados específicos relacionados a programas de graduação e pós-graduação, a fim de facilitar o debate.

Conquista – Através de convênio com a Universidade de Granada e dos esforços conjuntos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Assessoria de Relações Internacionais, a Universidade Estadual da Paraíba conseguiu recentemente ser selecionada entre uma das seis universidades parceiras do Brasil.

Todas as universidades integrantes do Consórcio Monesia oferecem um amplo conjunto de disciplinas. No entanto, como o seu foco é dirigido às necessidades regionais, será dada prioridade no processo seletivo dos participantes, às áreas temáticas relacionadas a Agricultura, Educação e Formação de Professores, Engenharia e Tecnologia, Ciências Médicas, Ciências Naturais e Ciências Sociais.

O Projeto Monesia prevê, dentre os benefícios oferecidos à instituição, a disponibilidade de bolsas para programas de graduação para alunos, e de pós-graduação (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) aos professores. Além disso, permite que estudantes e professores de graduação e de pós-graduação adquiram experiências, conhecimentos e contatos valiosos no exterior.

A parceria consta é uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento, capacitação e troca de experiências entre a Europa e a América Latina, reforçando as competências de ensino e pesquisa das universidades parceiras. Outras informações no sítio www.monesia.eu.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB