João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB realiza seminário sobre Relações Internacionais, em JP

quarta-feira, 25 de novembro de 2009 - 20:54 - Fotos: 

Prossegue até esta sexta-feira (27), no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, o 2º Seminário Paraibano de Estudos e Pesquisas em Relações Internacionais, aberto nesta quarta-feira (25) com a palestra de abertura sob o título ‘Das relações internacionais às relações ‘intersocietais’: a necessária renovação do campo teórico das RI’, proferida pelo professor convidado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carlos Roberto Sanchez Milani. A palestra acontece no teatro do Colégio Marista Pio X, Avenida Monsenhor Walfredo Leal, no bairro de Tambiá.

À noite, a programação seguiu com três mini-cursos: ‘Rearmamento, estratégia e geopolítica: Os aspectos sul-americanos’; ‘Direito Ambiental e governança global: Desafios do socioambientalismo e da justiça ambiental’; ‘Ação coletiva, bens públicos e políticas públicas globais: o surgimento das organizações internacionais’.

Este ano, o Seminário traz o tema ‘Desenvolvimento, integração e conflito: perspectivas contemporâneas na nova ordem internacional’, é organizado por professores e alunos do curso de Relações Internacionais da UEPB e destinado a graduandos, professores e pesquisadores das Relações Internacionais e áreas afins (Economia, Direito, História e Ciências Sociais), sendo composto de palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos acadêmicos.

O forte do evento este ano, segundo os organizadores, são os palestrantes, todos com excelente nível acadêmico e vindos das mais conceituadas universidades do País, a exemplo de Reginaldo Moraes, Ricardo Alaggio Ribeiro, Ricardo Stanziola Vieira, Thales Castro e Marcos Ferreira da Costa Lima. Mais informações no endereço eletrônico: http://www.sepespri.com.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB