Fale Conosco

13 de maio de 2009

UEPB promove palestra e curso com professoras de Cuba



Na manhã desta terça-feira (12), foi realizada, nas dependências do curso de Relações Internacionais, a palestra mediada pelos professores Henrique Menezes e Paula Palamartchuk, que abordou as experiências de vida da professora Ileana Padrón, enquanto cubana, inclusive suas visões pessoais e externas, sobre a participação em missões diplomáticas representando o país.

No evento, que contou com a participação de muitos alunos do curso de Relações Internacionais, foram apresentados possíveis meios ou programas para os que tivessem interesse em estudar em Cuba.

O Curso

E nos dias 13, 14 e 15 de maio, das 14 às 18h, ocorrerá o mini-curso de Extensão: “A Teoria das Relações Internacionais e o Mapa Político da América Latina”. O objetivo do curso é expor as Relações Internacionais no contexto da América Latina, atualmente.

Serão abordados ainda a Teoria das Relações Internacionais, as principais tendências do desenvolvimento político da América Latina e o Caribe e as direções e perspectivas da integração na América Latina e Caribe.

O curso, com 20 vagas, é voltado aos alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores das diversas áreas das ciências sociais e humanas.

Segundo o professor Iure Paiva, assessor da coordenadoria de Relações Internacionais, esse curso tem o intuito de mostrar a realidade das Relações Internacionais a partir de uma visão cubana. “Os alunos terão contato com essa realidade e irão ampliar a compreensão do cenário internacional”, explica.

O professor Iure destaca ainda que essas atividades desenvolvidas em parceria com instituições estrangeiras demonstram o emprenho da UEPB em promover um processo de internacionalização da Instituição, que conta com o total apoio da reitora Marlene Alves.