João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB promove encontro sobre educação e comunicação

segunda-feira, 14 de março de 2011 - 08:12 - Fotos: 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai reunir profissionais da educação e da comunicação para discutir e socializar conhecimentos adquiridos em pesquisas na área de Educomunicação. A instituição realizará entre os dias 22 e 25 deste mês, no Decom, em Campina Grande, o Encontro de Educomunicação, com o tema “Construindo saberes, (in)formando sujeitos críticos”.

O evento é gratuito e acontecerá pela manhã e à noite na Rua Pedro I, bairro São José. Ao final do encontro, os participantes que registrarem um mínimo de 75% de presença no evento receberão certificado.

Segundo as professoras Fátima Luna e Robéria Nádia, organizadoras do evento, trazer para o espaço acadêmico discussões que tenham como finalidade refletir sobre a relação existente entre educação e informação se configura como oportunidade produtiva para entender a função pedagógica das mídias.

Além disso, o Encontro de Educomunicação vai fomentar atividades desenvolvidas no âmbito da Educação que consideram a relevância das diferentes dimensões formadoras como possibilidades de ação crítica, dentre elas, a mídia.

Entre os palestrantes convidados estão Luiz Custódio, Danielle Andrade, Sandra Raquew Azevêdo, Luciene de Almeida Santos, Fátima Luna, Margarida da Mota Rocha, Horácio de Almeida, Goretti Sampaio, Níger Shirley de Araújo, Geovanne Santos, Giseli Sampaio, Edckson Félix, Robéria Nádia, Patricia Cristina de Aragão e Janduhí Dantas.

O encontro também contará com uma apresentação artístico-cultural de Alidiane e Banda, na abertura e no encerramento do evento. Informações mais detalhadas sobre o Encontro de Educomunicação podem ser obtidas através dos telefones (83) 8872-3629, 3310-9745, 3310-9744 ou pelo e-mail manassesmxavier@yahoo.com.br .

A Educomunicação - É uma área do conhecimento que estabelece o diálogo entre educação e comunicação, enfatizando a produtividade da utilização de meios da esfera midiática como suportes didáticos. A ênfase está na preocupação em desenvolver no aluno a capacidade de se posicionar criticamente diante da sua realidade social.

Trazer para o espaço escolar o uso de recursos midiáticos se justifica pela necessidade de refletir sobre educação e comunicação, visto que escola e mídia buscam informar o indivíduo na perspectiva da formação, da construção identitária de um sujeito que pensa e age ativamente na sua sociedade. Esta prática reforça a função pedagógica emitida pela produção de conteúdos informativos em textos midiáticos e estimula a formação de um sujeito crítico-reflexivo, objetivo principal da Educação.

Programação:

22/03/2011 –Abertura – 19h

TEMA: Comunicação e educação: caminhos metodológicos rumo à pluralidade teórica

Palestras:

- As múltiplas funções e aplicações possíveis da educomunicação na sociedade contemporânea / Prof. Luis Custódio da Silva (UEPB)

- Educomunicação: a construção de uma nova profissionalização / Profª Danielle Andrade Souza (UFCG)

23/03/2011 – 9 h

TEMA: Educomunicação: democratização e desafios da interdisciplinaridade

Mesas-redondas:

- Educomunicação e políticas públicas / Profª Sandra Raquew dos Santos Azevêdo (UFCG)

- A importância das multimídias e suas interfaces a favor da educação / Profª Luciene de Almeida Santos (UEPB)

19h

TEMA: Saberes populares e diversidade cultural: dilemas e propostas

Palestras:

- Assessoria de Comunicação numa ação junto à APAE/Campina Grande – Profª Maria de Fátima Luna (UEPB) e Margarida da Motta Rocha (Presidente da APAE/Campina Grande

- Saberes populares e diversidade cultural: dilemas e propostas / Horácio de Almeida Lima (Técnico Administrativo da UFCG e “Contador de Causos”)

24/03/2011 – 9h

TEMA: Espaços de diálogos e socialização do conhecimento no campo da comunicação

Mesas-redondas:

- O rádio no contexto da educomunicação: relatos de experiências / Profª Goretti Sampaio (UEPB)

- Cidadania nas ondas do rádio: experiências do programa Geração Infantil

Níger Shirley Guerra de Araújo (Jornalista. Trabalha para o site www.noticiar.net)

- Debate Integração: uma prática educomunicativa no rádio campinense

Geovanne Santos (Jornalista – Especializando em Mídias Regionais pela FURNE/UNIPÊ)

19h

TEMA: Espaços de diálogos e socialização do conhecimento no campo da comunicação

Defesa de TCCs:

- Em pauta: educar com e para mídia (Orientanda: Iolanda Paula de Lima Brito Mata; orientadora: Profª Robéria Nádia Araújo Nascimento – UEPB)

- Jornalismo digital na escola: narrativas de uma prática educomunicativa (Orientando: Manassés Morais Xavier; orientadora: Profª Robéria Nádia Araújo Nascimento – UEPB)

25/03/2011 – 9h

TEMA: Jornalismo especializado nas interfaces com a educação

Mesa-redonda:

- A ressignificação dos apelos midiáticos enquanto instrumento de formação educacional: um olhar sobre a produção cultural em Campina Grande – Profª Giseli Sampaio

Palestra:

- Especialistas do Real: a crítica cinematográfica e a divulgação de documentários / Edckson Félix (Jornalista, blogueiro e editor da Revista Manuscrita)

19h – Encerramento

TEMA: Saberes transversais à luz de uma educação para a liberdade

Palestras:

- Morin e Freire: aproximações educativas / Profª Robéria Nádia Araújo Nascimento (UEPB)

- Diálogos interculturais com a literatura de cordel: tessituras de uma ecologia de saberes / Profª Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB)

- Lições de gramática em versos de cordel: uma experiência lúdica em sala de aula / Janduhí Dantas (Professor de cursinho pré-vestibular e poeta popular)