Fale Conosco

15 de maio de 2009

UEPB promove curso sobre Relações Internacionais e Política



Teve início na tarde desta quarta-feira (13), no auditório do campus V da Universidade Estadual da Paraíba, em João Pessoa, o mini-curso “A Teoria das Relações Internacionais e o Mapa Político da América Latina”, ministrado pela professora Ilena Capóte Padrón, com a participação da professora Thalía Riverón, ambas doutoras em Ciência Política e professoras da Universidad de La Habana, Cuba.

A vinda da professora Ileana Padrón ao Brasil foi possibilitada após algumas visitas da professora Thalía Riverón ao país, nas quais foi feito o convite para a realização deste curso como forma de intercâmbio entre as Universidad de La Habana e a UEPB. A professora Thalía entrou em contato com a professora Ileana, que aceitou o convite e veio ministrar este mini-curso.

Dentre os temas abordados nesta atividade estão a Teoria das Relações Internacionais, as principais tendências de desenvolvimento político da América Latina e Caribe, as direções e perspectivas de integração na América Latina e Caribe.

“Estamos realizando um debate da Teoria das Relações Internacionais e dos problemas de temas nessa concepção teórica, além de fazer uma análise do mapa político da América Latina, os novos cenários de integração, o papel do Mercosul, da Cafta (Acordo de Livre Comércio da América Central e República Dominicana), entre outras questões”, explicou a professora Ileana.

Segundo o professor Iure Paiva, assessor da coordenadoria de Relações Internacionais, o intuito desse curso é mostrar a realidade das Relações Internacionais a partir de uma visão cubana. “Os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com essa realidade e ampliar a compreensão do cenário internacional”, declarou.

O curso, que contou com a presença de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da UEPB, prossegue até o dia 15 de maio.

Reunião

Nos próximos dias, as professoras Ileana Padrón e Thalia Riverón, devem se reunir com reitora da UEPB, professora Marlene Alves, para discutir uma futura parceria entre a UEPB e a Universidad de La Habana. De acordo com a professora Ileana, na oportunidade será apresentada à reitora Marlene Alves a realidade dos cursos de graduação e de pós-graduação em Relações Internacionais da Universidad de La Habana, currículo dos cursos, principais características.

“Temos um mestrado em Ciência Política e em Relações Internacionais e um doutorado curricular em Ciência Política. A pretensão é realizar um intercâmbio neste sentido, seria um elemento importante para a formação de especialistas em Relações Internacionais”, concluiu.

Currículo

A professora Ileana Padron é doutora em Ciência Política e professora titular de Relações Internacionais da Universidad de La Habana. Com 46 anos de docência, destes 33 na Educação superior, a cubana compõe a academia diplomática cubana e se dedica a temas de sistemas políticos, de integração nacional, Relações Internacionais entre outros.