João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB promove Congresso de Pós-graduação

segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 10:19 - Fotos: 

Com as presenças do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, e da vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wrana Panizzi, o Congresso de Pós-graduação e Pesquisa e o XVI Encontro de Iniciação Científica da Universidade Estadual da Paraíba já têm data e local marcados para acontecer: 23, 24 e 25 de novembro, no Garden Hotel, em Campina Grande. Com o intuito de celebrar a expansão da pesquisa na Instituição, o evento traz a temática “Universidade, Ciência e Ética”.

A noite de abertura trará uma surpresa para o público presente. É que será exibido um documentário sobre a trajetória e o crescimento da pós-graduação e pesquisa na UEPB. O vídeo, dirigido pelo premiado cineasta André da Costa Pinto, mostrará entrevistas e depoimentos dos que fazem e participam dos programas acadêmicos oferecidos pela Instituição. Concomitante aos dois eventos, a UEPB também promove a I Feira do Livro, contendo suas produções bibliográficas, além de várias publicações adquiridas recentemente advindas de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Na programação do Congresso, já estão confirmadas três conferências, duas delas sendo presididas por Jorge Guimarães e Wrana Panizzi. As mesas-redondas que compõem a programação serão coordenadas por pró-reitores de diversas IES, especialmente convidados para a ocasião pela Pró-reitoria de Pós-graduação de Pesquisa da UEPB.

Para o Encontro de Iniciação Científica, alunos bolsistas ou não do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), estão automaticamente inscritos. Segundo a professora Joedna Reis, assessora da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da UEPB, a apresentação de trabalhos já faz parte das obrigações do aluno PIBIC, até porque ele será avaliado pelo Comitê Externo de Avaliação do CNPq.

Estão convidados a se inscrever no Congresso de Pós-graduação e Pesquisa todos os pesquisadores da comunidade UEPB, sejam eles professores do Programa de Incentivo à Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) da UEPB; alunos de Doutorado, Mestrado, Especialização, ou qualquer pesquisador que tenha projeto vinculado aos órgãos de fomento. Os pesquisadores do Propesq terão espaço para apresentar seus trabalhos nos módulos oral, painel e mesas demonstrativas.

A professora Marcionila Fernandes, pró-reitora de pós-graduação, bem como sua equipe, reiterou o desejo de fazer deste Congresso uma comemoração do constante crescimento da pesquisa e pós-graduação da UEPB, nos últimos anos. “Passamos de apenas um mestrado para os atuais 11 programas; além de três Doutorados Interinstitucionais (Dinter) em funcionamento”, afirmou Marcionila. Joedna ainda explanou as mudanças positivas que ocorreram no segmento de Especialização. “Antes estes programas eram pagos, agora oferecemos Especializações de maneira gratuita”, afirmou.

Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o email: eventoprpgp@uepb.edu.br.

Ascom/UEPB