João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB promove ações de arborização em Boqueirão e Barra de São Miguel

terça-feira, 15 de setembro de 2009 - 16:56 - Fotos: 

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promove, da próxima sexta-feira (18) ao dia 21 deste mês, no município de Boqueirão e no Sítio Floresta, em Barra de São Miguel, respectivamente, programas de arborização urbana e reflorestamento de mata ciliar, em parceria com o Projeto Adote uma Árvore.

Entre os objetivos dos eventos está a tentativa de preservar a capacidade de retenção de água do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, bem como a qualidade de sua água. O açude é o segundo maior da Paraíba, abastecendo 20 cidades, incluindo Campina Grande, uma das maiores beneficiadas.

Segundo o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em 50 anos o açude já perdeu aproximadamente 125 milhões de metros cúbicos de água. O fator é agravado principalmente pela derrubada da mata ciliar e o uso indiscriminado de agrotóxicos na agricultura, o que piora – com a poluição – a qualidade da água que resta.

“Durante os eventos, tentaremos mostrar aos moradores, agricultores e estudantes de ensino fundamental e médio, as consequências de atitudes negativas, para que eles possam se engajar desde já num projeto de conscientização e preservação do meio em que vivem”, explicou Cláudia Fernanda Estevão, aluna do curso de Geografia na UEPB e integrante do projeto ‘Educação e Gestão Ambiental nos ensinos fundamental e médio: processos educativos para os que residem às margens do açude Epitácio Pessoa’.

O projeto é coordenado pelo professor Hermes Alves de Almeida, do Departamento de História e Geografia da UEPB, com a colaboração da professora e mestre Maria das Graças Ramos, também do mesmo Departamento, e conta ainda com a participação da aluna bolsista Albênia Silva Monteiro, do Curso de Geografia.

Parceria – Como estavam lidando com a questão ambiental no projeto de extensão, os alunos da UEPB resolveram se aliar ao Projeto Adote uma Árvore, da própria instituição, e trabalhar com a educação e conscientização dos moradores ribeirinhos. A proposta acertada foi promover um dia inteiro de atividades nas duas localidades.

Assim, na sexta-feira (18), a programação beneficiará o município de Boqueirão, através da distribuição de mudas para arborização urbana, e, no dia 21, o município de Barra de São Miguel, através do reflorestamento de sítios às margens do açude Epitácio Pessoa. Nas duas ocasiões, haverá palestras, apresentação de trabalhos dos acadêmicos da UEPB, distribuição de mudas de árvores, reflorestamento, depoimentos de moradores da região e momentos de confraternização.

Participarão do evento diretores de escolas, representantes de secretarias de Educação, Associação dos Irrigantes, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações de Pescadores, Centros de Apoio e servidores da Emater. A intenção é envolver pessoas de vários setores, além da UEPB que fornecerá apoio técnico e científico para resolução dos problemas.

“O mais importante é que precisamos trabalhar com as pessoas daquela região, alertando-as sobre a importância que elas têm na preservação do meio ambiente, porque não adianta os setores trabalharem separadamente e não fornecerem o suporte necessário aos agricultores e moradores ribeirinhos. Afinal, eles vão plantar, irrigar, cuidar e fazer com que as plantas cresçam”, afirmou Cláudia Fernanda.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB