Fale Conosco

17 de julho de 2009

UEPB promove 1º Congresso Paraibano de Gestão de Lixo



Em sua programação, o evento irá oferecer oficinas, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos científicos, palestras, encontros de catadores de material reciclável, apresentações culturais, além de muitos debates e atividades envolvendo a temática do lixo. Haverá, ainda, exposição de materiais recicláveis, visitas técnicas ao Lixão de Campina Grande e à cooperativas de catadores.

Os trabalhos ocorrerão em diversos locais: Auditório do Colégio Damas, Faculdade de Administração (UEPB), Auditório do curso de Direito (UEPB), Auditório de Psicologia (UEPB), Teatro Rosil Cavalcante, entre outros.

Em busca de um modelo sustentável

Segundo a organização, o modelo de desenvolvimento adotado no mundo, a partir da revolução industrial, tornou-se insustentável. A idéia do consumo resultou na produção do lixo em larga escala, a qual se tornou um dos maiores problemas dos centros urbanos atualmente. Por esta razão, o 1º Congresso Paraibano de Gestão do Lixo será um momento de reflexão, debate, propostas e encaminhamento de soluções sustentáveis para o problema do lixo.

Esta realidade vem despertando, em vários setores da sociedade, um sentimento de responsabilidade sustentável na gestão dos resíduos e a UEPB cumpre um papel relevante realizando este evento. Em seu material de divulgação, o congresso traz a palavra lixo entre aspas (“lixo”), numa sutil demonstração que a palavra não tem apenas uma conotação negativa e de total descarte, como costumamos atribuir. Do lixo podemos obter produtividade, uma vez que há vários profissionais que dele tiram seu sustento, como os catadores e artesãos.

E há, ainda, inúmeras outras formas de tirar proveito do material descartado, como fabricação de fertilizantes e biocombustíveis, com o lixo orgânico, e várias outras maneiras de reaproveitamento, reciclagem e reutilização de materiais não-orgânicos (papel, alumínio, vidro e plástico).

Segundo dados recentes do IBGE, a Paraíba ocupa o último lugar no ranking de coleta seletiva no Brasil, tornando vital a preocupação em discutir e encontrar ações concretas e eficazes no processo de seleção, coleta e destinação dos resíduos produzidos no Estado.
O Congresso Paraibano de Gestão do Lixo é uma promoção da UEPB com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Núcleo de Estudos e Extensão em Meio Ambiente (NEEMA) e Núcleo de Educação Ambiental do Bairro do José Pinheiro (CICLO’S).

Ascom/UEPB