João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB parceira da Conferência Municipal/Regional do Esporte

segunda-feira, 15 de março de 2010 - 18:29 - Fotos: 

Parceira de um evento que busca a melhoria da prática e da política desportiva, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através de seu Departamento e Coordenação de Educação Física, informa que será sede da III Conferência Municipal/Regional do Esporte, a ocorrer nos próximo dia 30 (etapa municipal) e a 14 de abril (etapa regional), em Campina Grande.

Segundo a Comissão Organizadora do evento, a conferência tem como objetivo geral colaborar com a elaboração do Plano Decenal do Esporte e Lazer, estabelecendo linhas estratégicas, ações e metas para o desenvolvimento dessas atividades no País nos próximos dez anos. Almeja, também, divulgar a III Conferência Nacional e Estadual do Esporte (lançada em janeiro, pelo Ministério do Esporte); mobilizar os agentes do esporte para a realização das conferências, e apresentar e aprovar o Regimento da Conferência Municipal e o da Regional.

As atividades ocorrem durante todo o dia e, no período da tarde, terão sede no prédio de Educação Física da UEPB, campus de Bodocongó. O evento contará com plenárias e grupos de trabalho, sendo aberto a toda comunidade e com credenciamento gratuito, no local.

Segundo a professora Dóris Nóbrega, coordenadora do curso de Educação Física da UEPB, os grupos de trabalho possuem dez linhas estratégicas: Sistema Nacional de Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva; Esporte e Economia.

O Governo Federal, através do seu Ministério do Esporte, lançou a III Conferência Nacional do Esporte (CNE), no último mês de janeiro. A III CNE tem o objetivo de debater e aprovar um Plano Decenal do Esporte e Lazer, para definir os rumos do esporte na a próxima década, com a participação de mais de 100 mil pessoas de todo o País. A execução do planejamento objetiva projetar Brasil entre os dez principais países olímpicos do mundo.

As etapas municipais ocorrem entre fevereiro e abril de 2010. Já as estaduais, entre março e maio. Os delegados eleitos nessas rodadas participarão da etapa nacional, de 03 a 06 de junho, em Brasília, em que serão votadas as deliberações contidas no documento final da conferência.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB