Fale Conosco

6 de maio de 2009

UEPB oficializa convênio com a Prefeitura de Lagoa Seca



Com o objetivo de firmar parcerias em diversas áreas do conhecimento, a Universidade Estadual da Paraíba participou, na manhã desta quarta-feira (6), da solenidade de oficialização de convênio com a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca, onde está localizado seu Campus II. O evento aconteceu na Câmara Municipal daquela cidade e contou com as presenças do vice-reitor Aldo Maciel e do prefeito de Lagoa Seca, Edvardo Herculano de Lima.

O principal objetivo do convênio é desenvolver ações de extensão em comunidades rurais e urbanas do município de Lagoa Seca, a fim de alcançar melhorias sociais nas áreas de Educação, Saúde, Agrícola, Meio Ambiente e Assistência Social. Para isso, tanto o Campus II da UEPB quanto departamentos do Campus I, em Campina Grande, estarão envolvidos. No campus II funcionam o Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) e a Escola Agrícola Assis Chateaubriand.

Alguns cursos e entidades envolvidos são: Agroecologia; curso profissionalizante da Escola Agrícola; Serviço Social; Bacharelado em Informática; diversos cursos do Centro de Ciências Biologias e da Saúde (CCBS – campus I); Laboratório de Análises Clínicas (LAC), além da própria Prefeitura de Lagoa Seca.

Na solenidade, foi ressaltado o teor da oficialização do convênio, uma vez que algumas ações da parceria já vêm sendo desenvolvidas entre as instituições desde o ano passado. Em sua fala, o prefeito agradeceu a parceria com a universidade e afirmou que objetivo do convênio é expandir conhecimentos. Segundo ele, “estudar hoje está bem mais acessível do que há algumas décadas, e o acesso à universidade em áreas rurais é um exemplo”.

Em sua fala, o vice-reitor Aldo Maciel também destacou a importância da parceria como um exemplo da expansão da universidade “e seu desejo de ir além dos próprios muros. Prova disso é a interação com a sociedade através de atividades de extensão e a expansão por meio da criação de novos campi, respeitando a vocação do município que o abriga”.

Pelo convênio 010/2009 firmado na ocasião, a UEPB realizará parcerias no sentido de promover e capacitar recursos humanos para atuar em diversas áreas do conhecimento e se responsabilizará pela seleção de bolsistas através do Programa de Bolsa de Extensão (Probex). Entre as responsabilidades da Prefeitura de Lagoa Seca está disponibilizar apoio logístico e pedagógico aos professores e estagiários da instituição envolvidos no acordo.

A mesa da solenidade foi composta pelo vice-reitor da UEPB, Aldo Maciel; o prefeito de Lagoa Seca, Edvardo Herculano de Lima; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Maria Aparecida Carneiro; o presidente da Câmara Municipal de Lagoa Seca, Fábio Ramalho; o secretário de Ação Social do Município, Iran Stênio Barbosa; e a diretora do CCSA do campus II, Maria do Socorro Bezerra Duarte. Também presentes ao evento a assessora pedagógica da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proeac), Maria Tejo, e a pedagoga da Secretaria de Ação Social de Lagoa Seca, Marleide Leite, principais articuladoras do convênio.