João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB inaugura Telecentro com cursos gratuitos de informática para crianças e jovens da comunidade

quarta-feira, 10 de novembro de 2010 - 11:58 - Fotos: 
A Universidade Estadual da Paraíba inaugurou na manhã desta terça-feira (09), no Campus I, em Campina Grande, o primeiro Telecentro da Instituição. Equipada com 12 computadores novos, a sala de aula contará com o apoio de quatro monitores, todos alunos do curso de Computação, que atenderão exclusivamente crianças e jovens da comunidade circunvizinha a UEPB, através da oferta gratuita de cursos de informática.

A iniciativa, dirigida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEAC), é efetuada por meio de uma parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda, que forneceu todos os equipamentos disponíveis, alguns, inclusive, dispondo de softwares de acessibilidade para deficientes visuais. As aulas da primeira turma terão início na próxima quinta-feira (11), das 10 às 11h30, e acontecerão duas vezes por semana.

Presidiram a solenidade de inauguração o pró-reitor de Planejamento, Rangel Junior; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Maria Aparecida Carneiro; a coordenadora das aulas do Telecentro, Lúcia Serafim e o coordenador do programa de inclusão digital da SERPRO Regional Nordeste, Severino Xavier. Prestigiaram, ainda, a ocasião, a professora responsável pelas Escolinhas do Departamento de Educação Física (DEF), Anny Syonara Dantas; a pró-reitora adjunta da PROEAC, Rochane Vilarim e a coordenadora do Laboratório Itinerante, Josefa Josete da Silva Santos, além de servidores da UEPB.

Dezenas de crianças envolvidas com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Campina Grande, guiadas pela coordenadora pedagógica Michele Almeida, também participaram do evento, entusiasmando-se com a utilidade dos novos computadores e com o fato do curso ser efetivado próximo do local onde moram.

“Esse Telecentro nasce como uma sala de inclusão digital, utilizada pelas crianças, adolescentes e jovens que queiram fazer cursos de informática e residam, preferencialmente, no entorno do Campus da UEPB, o que não impede que este projeto seja estendido para outras regiões”, afirmou a professora Aparecida Carneiro.

Para o pró-reitor Rangel Junior, com mais esta iniciativa a Universidade endossa seu desejo de contribuir para a ampliação e democratização do saber. "A atividade trará mais formação e conhecimento às crianças e possivelmente as encaminhará para futuros cursos de graduação da Universidade. Assim como já existem alunos das Escolinhas de Educação Física que estão se destacando como atletas, poderá ser que dentro de alguns anos vejamos muitos estudantes do Telecentro matriculados no curso de Computação da UEPB”, disse.

Ascom/UEPB