João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB exibe última sessão do Cineclube Machado Bitencourt

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 - 15:48 - Fotos: 

Neste sábado (11), o projeto de extensão Cineclube Machado Bitencourt, do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba, promoverá sua última exibição de 2010, com um filme bastante apropriado: Dragon Inn (2003), que narra uma sessão de cinema, em que o estabelecimento está abrindo suas portas pela última vez.

O coordenador do projeto e professor do Departamento, Rômulo Azevedo, fez uma avaliação positiva das atividades do Cineclube e contou as novidades para 2011. “Em 2010, creio que cumprimos a nossa missão e continuamos a torná-la efetiva, proporcionando a formação de plateias e exibição de filmes fora do mercado comercial”, comentou.

Uma das boas novas é que o Cineclube Machado Bitencourt completará cinco anos em março de 2011. Nesse sentido, já estão sendo planejadas comemorações especiais permeadas pela Sétima Arte. Rômulo afirmou que para o próximo ano, o projeto dará ênfase ao cinema brasileiro e regional. O projeto também contemplará a produção de vídeos, através de uma parceria com o DECOM, que promoverá infraestrutura e equipamentos. O Cineclube contará, ainda, nesse novo empreendimento, com o Curso de Formação de Atores para Vídeo -  ministrado pelo cineasta André da Costa Pinto -  e também sediado no DECOM.

Rômulo destacou, além disso, o aumento expressivo do número de espectadores nas sessões do Cineclube e uma participação considerável não só de alunos, mas principalmente da comunidade em geral. “Qualquer pessoa que chegar às 16h, no sábado, na Faculdade de Administração, será bem-vinda”, disse Rômulo. Por último, o coordenador-geral do projeto acrescentou que outro plano para 2011 é realizar exibições itinerantes por Campina Grande e cidades circunvizinhas. A ideia é efetuar sessões em associações de bairro, escolas e clubes, por exemplo, ou seja, levar o cinema onde o povo está.

Após essa última sessão de 2010, o Cineclube Machado Bitencourt da UEPB retomará as atividades juntamente com as aulas do novo período, em fevereiro de 2011.

Última sessão

Adeus, Dragon Inn (2003) começa com numa noite chuvosa em Taiwan. Nela, um cinema está abrindo suas portas pela última vez. Poucas pessoas aparecem, a maioria para fugir da tempestade, poucos de fato interessados. A direção é do cineasta malaio Tsai Ming-Liang.
As exibições do Cineclube Machado Bitencourt ocorrem aos sábados, gratuitamente, às 16h, na Faculdade de Administração da UEPB,  localizada  na Avenida Presidente Getulio Vargas, 44, Centro, Campina Grande.

Ascom/UEPB