João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB encerra nesta sexta-feira inscrições para Mestrado em Ciências Agrárias

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011 - 15:46 - Fotos: 
As inscrições de candidatos para a Turma 2011 do Mestrado em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba terminam nesta sexta-feira (4). O curso de pós-graduação é uma parceria da UEPB com a Embrapa Algodão e está oferecendo 15 vagas destinadas aos graduados no âmbito das Ciências Agrárias – Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Agroecologia –, áreas da Química e Biologia.

Este é o segundo ano que o Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) oferece o curso de Mestrado. O coordenador do Programa, professor Alberto Soares de Melo, afirmou que em 2010 todas as vagas foram preenchidas e a procura atual também está sendo significativa. A UEPB oferece o curso de graduação em Ciências Agrárias em seu campus IV, no município de Catolé do Rocha. Porém, as aulas do Mestrado são realizadas em Campina Grande, divididas entre o campus de Bodocongó e as instalações da Embrapa Algodão, situadas no bairro Centenário.

Baseado na área de concentração Agrobioenergia e Agricultura Familiar, o PPGCA engloba as linhas de pesquisa: Energias Renováveis e Biocombustíveis; Agricultura Familiar e Sustentabilidade, e Biotecnologia e Melhoramento Vegetal. Dentre os objetivos, estão formar pessoal qualificado na área de ciências agrárias para o exercício de pesquisa, ensino e extensão, despertar a importância da multi e interdisciplinaridade entre profissionais e prepará-los com capacidade de desenvolver novos processos tecnológicos para a produção de biocombustíveis, além de contribuir para o aperfeiçoamento dos métodos agronômicos relacionados às práticas agrícolas, em sistema de produção familiar.

Para participar da seleção, os interessados devem procurar a Secretaria do Mestrado, localizada no prédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UEPB, 1º Andar, sala 01, no Campus de Bodocongó, em Campina Grande. Também poderão ser realizadas inscrições pelos Correios, via Sedex.

O processo seletivo ocorrerá durante o período de 17 de fevereiro a 1º de março, mediante as etapas de Prova de Conhecimentos; Proficiência em Língua Estrangeira; Exame de Títulos e Entrevista. A expectativa é que o resultado seja divulgado no dia 02 de março, sendo que as aulas começarão no dia 16 do mesmo mês.

Edital completo disponível no site www.uepb.edu.br