João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB encerra módulo de projeto voltado a pessoas da terceira idade

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 - 19:38 - Fotos: 

O Programa Universitário de Formação Aberta à Terceira Idade (Proufati), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), celebrou nesta quinta-feira (17) pela manhã, em Campina Grande, a conclusão do primeiro módulo de atividades com uma confraternização natalina entre os participantes. Além dos alunos, estava presente o professor do Departamento de Educação Física da UEPB, Manoel Freire Neto, idealizador da iniciativa. O dia foi exclusivo para o lazer, com direito a comes e bebes, troca de presentes de uma forma criativa e leitura de mensagens.

O Proufati é um curso com duração de dois anos que pretende aprofundar os conhecimentos dos idosos nas áreas de saúde, cultura e lazer, conhecimentos gerais e temas relacionados ao envelhecimento e à qualidade de vida. As aulas acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 8 às 11h, nos prédios de Psicologia e Educação Física da UEPB.

O projeto, iniciado em agosto, concluiu agora em dezembro seu primeiro módulo, com a participação de professores dos departamentos de Odontologia, Psicologia, Enfermagem e Educação Física. As disciplinas ministradas foram: Educação para Saúde Integral, Biologia do Envelhecimento, Psicologia do Envelhecimento, Saúde Bucal e Nutrição, Atividade Física para a Saúde do Idoso, Qualidade de Vida e Envelhecimento Ativo.

O professor Manoel Freire avalia que “o sucesso do programa se deve à carência deste tipo de atividade ao público idoso. O que vemos é uma mudança significativa no estilo de vida dessas pessoas e uma transformação radical em sua qualidade de vida”.

Pode-se notar a carência desse tipo de atividade pela grande procura do público à época das inscrições. As 50 vagas disponibilizadas inicialmente para o Programa foram preenchidas nas primeiras horas do dia de abertura e ficaram 110 pessoas na lista de espera, que devem ser incluídas nas próximas turmas.

Depoimentos – Zilda Rosia, uma das alunas, falou com alegria de sua participação no Programa. “Nós só temos a agradecer ao professor Manoel e à Universidade. Percebemos a alegria no rosto deste idealizador quando ele vem para a aula. Essa experiência muda muito a rotina de todos nós. Somos pessoas com mais de 60 anos, com uma grande experiência de vida, mas isso só vem complementar. Somos parte ativa da sociedade, o que não significa que queremos competir com os jovens no mercado de trabalho, mas temos o direito de fazer planos a médio e longo prazo”, relatou a participante do Proufati.

A professora de Pedagogia da UEPB, Almira Lins, que realiza pesquisa de doutorado envolvendo temáticas como família e envelhecimento, acompanhou algumas aulas do projeto. Em sua opinião, “a iniciativa é muito interessante e necessária para o momento atual em que vivemos. Estas práticas atendem a demandas da sociedade contemporânea”, opinou.

Início – O projeto foi desenvolvido pelo professor Manoel Freire em decorrência da conclusão de seu doutorado, que envolvia também a terceira idade, na Universidade de Granada (Espanha), em 2007. Na bagagem, ele trouxe a experiência e as idéias para fundar um curso voltado ao público idoso na UEPB. O projeto foi apresentado à reitora Marlene Alves e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em 2008.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB