João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB e UFPB firmam convênio na área de Arquivologia

quinta-feira, 17 de setembro de 2009 - 08:08 - Fotos: 

Há três meses, as alunas Andressa Ferreira Lima, Angélica Barreto Ferreira e Célia Medeiros Dantas, do 4º período do curso de Arquivologia da UEPB, Campus de João Pessoa, fazem parte do projeto de extensão “A gestão da informação arquivística aplicada à memória histórica no Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB”, e vêm desempenhando um importante papel no resgate da memória da instituição.

Segundo a professora e diretora da Biblioteca Central, Manuela Maia, as alunas estão se dedicando à higienização, seleção e organização dos documentos do NAC, e pretendem elaborar um quadro de arranjo em caráter permanente. “Começamos as etapas iniciais e seleção de materiais e higienização. Nossa previsão é de que, em até três anos, possamos concluir todas as atividades, inclusive de organização física do acervo”, explicou.

História

O NAC é coordenado por Marta Penner e conta com um acervo de mais de 30 anos de documentação da arte contemporânea no Estado da Paraíba. Quando foram implementados os núcleos de arte contemporânea no Brasil, na década de 70, a Paraíba foi uma das contempladas em sediar e se responsabilizar por um deles, ainda no Governo de Figueiredo.

Naquela época, as discussões sobre arte eram efervescentes no Estado e o NAC, até hoje, guarda parte dessa história. Com o passar dos anos, o núcleo ficou um pouco esquecido, mas através do trabalho da professora Marta e das parcerias de estágio com estudantes de Arquivologia da UEPB, vem ocorrendo um ressurgimento dessa memória cultural, o que fornece condições de sobrevida aos documentos e possibilidade de ampliação da história.
 
Já o NIDHIR, responsável pela documentação técnica histórica do Estado, é coordenado pelas arquivistas Laudereida e Bernardina Freire, e entra como interventor o orientador de todo o trabalho executado pelas alunas, supervisionando a documentação.
 
Ascom/UEPB