João Pessoa
Feed de Notícias

UEPB e Secretaria fazem Seminário Municipal do Idoso, em Campina

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009 - 19:39 - Fotos: 

Teve início na quarta-feira (9) no SESC Centro, em Campina Grande, o 12º Seminário Municipal do Idoso, que este ano aborda o tema ‘Políticas Públicas de Atenção à Pessoa Idosa’. O evento, que será realizado até esta sexta-feira (11), é promovido através de uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio da Gerência do Idoso.

Com a participação de um público diversificado e composto por pessoas de todas as idades, a programação teve início com a apresentação de dança ‘Rumba’, executada pelas integrantes do grupo de terceira idade do Programa Conviver, que há 20 anos atua em Campina Grande, atendendo mais de 1.200 idosos através de uma equipe multidisciplinar e ações interativas.

Segundo Gilma Souto Maior, gerente do Centro de Convivência do Idoso e coordenadora geral do evento, a cidade de Campina Grande conta com uma infraestrutura bastante desenvolvida de atendimento aos idosos. Entre as instituições que a compõe, ela citou o Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), pastorais, igrejas, comunidade dos Vicentinos, Associação de Aposentados e Pensionistas, Ginásio Meninão, por meio do seu grupo de caminhadas, o Centro Esportivo Plínio Lemos e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Valorização – Um dos pontos altos da quarta-feira foi a conferência ‘O papel da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano na efetivação de políticas públicas de atendimento à pessoa idosa no Estado da Paraíba’, ministrada pela secretária de Estado e de Desenvolvimento Humano (SEDH) da Paraíba, Giucélia Araújo de Figueiredo.

Ela tratou das ações efetuadas pelo Governo do Estado e tudo o que se tem feito atualmente em relação aos idosos. “Nós entendemos que este é um segmento que merece todo o respeito e determinação de nossa parte, especialmente para construir mecanismos e ações em busca da qualidade de vida do idoso em nosso Estado”, disse.

“Muitas vezes, os cidadãos deixam de ser beneficiários de seus direitos somente por falta de informação. Temos, por exemplo, uma lei que dispõe sobre a gratuidade dos transportes intermunicipais para pessoa idosa e estamos fazendo uma força tarefa para que ela chegue ao conhecimento de todos que possam usufruir disso”, informou a secretária.

Mesa de abertura – Compuseram a mesa de abertura a gerente do Centro de Convivência do Idoso e coordenadora geral do evento, Gilma Souto Maior; a voluntária social no município de Campina Grande, Nilda Gondim, representando o prefeito Veneziano Vital do Rego; a integrante do Conselho Estadual do Idoso, Maria Auxiliadora de Oliveira e a coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, Maria Carmem de Araújo Sousa.

Ainda estiveram presentes na oportunidade, a professora da UEPB e uma das coordenadoras do evento, Maria de Fátima Araújo; o advogado do Centro de Atendimento a Vítimas de Crimes (CEAV-CG), Rodrigo Caldas; a assistente social do Sesc Centro, Najat Rossi; o presidente da Associação dos Aposentados, José Pereira Irmão e o presidente do Conselho Municipal do Idoso de Campina Grande, Eraldo Moura.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB