Fale Conosco

13 de dezembro de 2017

UEPB e Secretaria de Estado da Saúde realizam seminário contra arboviroses para municípios da 3ª Macrorregional



Os 48 municípios que compõem a 3ª Macrorregional de Saúde (Patos, Piancó e Princesa Isabel), estão convidados para na próxima terça-feira (19), participarem do Seminário Formação para a Promoção da Saúde no Contexto das Arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, promovido pela UEPB, Campus VII, e Secretaria de Estado da Saúde, através da 6ª Gerência Regional. O evento, que terá a participação de representante da Fiocruz acontecerá nos turnos da manhã e tarde, começando às 8h, com encerramento previsto para as 16h, no auditório Celso Furtado, da UEPB.

Várias palestras estão programadas, como: Controle vetorial e ambiental de arboviroses, tendo como conferencista André Monteiro, da Fiocruz; Conjuntura nacional: desafios e perspectivas, por José Luciano Albino, do projeto Zika, da UEPB; Técnicas de big data para mapeamento de incidência do Aedes aegypti no semiárido brasileiro (balanço das experiências em curso), com Wellington Candeia, da UEPB, entre outras que vão oferecer subsídio para o combate mais eficaz do Aedes.

Durante esta semana, a 6ª Gerência Regional de Saúde deu continuidade ao trabalho de mobilização com diversas instituições, prefeituras, visando ampliar a participação da sociedade na luta contra o mosquito, em especial nesse período que antecede as chuvas, onde é crucial que os cuidados sejam redobrados em relação à eliminação de possíveis criadouros do inseto, originário do Egito, que chegou ao Brasil ainda no período colonial, em navios negreiros, segundo especialistas.

A gerência e a Vigilância em Saúde realizaram reunião nas secretarias de Educação e Ação Social de Patos, fechando parcerias para ações de combate ao Aedes. Nesta quarta-feira (14) o setor de Vigilância Ambiental fez análises dos levantamentos dos índices de infestação em toda a regional e traçou metas para os próximos dias.